Programa da USP leva alunos para estudar empreendedorismo nos EUA

Iniciativa busca desenvolver mentalidade empreendedora nos estudantes através de um curso de imersão

download do áudio

Créditos da foto: Visual Hunt/Reprodução

Momento USP Inovação de hoje apresenta um projeto desenvolvido em parceria entre USP, Santander Universidades e Agência USP de Inovação (Auspin). Focado em fomentar a mentalidade empreendedora nos alunos da graduação, o projeto seleciona, através de edital, bolsas para a Babson College, uma faculdade privada de negócios em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Jornal da USP no Ar conversou com a estudante Jeanne Vilela, do curso de Arquitetura e Urbanismo da USP do campus de São Carlos. Ela foi uma das duas pessoas selecionadas pelo programa e pôde, ao longo de duas semanas, participar de um curso de imersão sobre empreendedorismo.

“Tivemos aulas de negociação, técnicas de oratória, mercado financeiro, entre outros. Tudo voltado para desenvolver a mentalidade empreendedora com muita dinâmica. Toda a ação feita na Babson College culminou num concurso de ideias para tentar desenvolver tanto a capacidade de explicar o seu trabalho quanto de convencimento das suas ideias”, contou sobre sua experiência.

Além disso, ela ainda ressalta a possibilidade de interagir com pessoas do mundo inteiro, estabelecendo uma rede de contatos muito rica. Mesmo não sendo muito familiarizada com a temática do curso, Jeanne conta que se motivou a participar por causa de seu trabalho de conclusão de curso, que é um projeto sobre Economia Solidária.

“Fui estudar o empreendedorismo por acreditar que pode ser a parte mais interessante para tentar consolidar a comunidade, com a qual estou trabalhando, e fortalecer os pequenos empresários frente ao grande mercado”, explicou.

Ela comenta que o curso em si, apesar da curta duração, é muito dinâmico e as aulas exercitavam constantemente a comunicação e a persuasão – elementos essenciais ao empreendedor. Pelo fato de a Babson College ser uma universidade privada, o curso possui um preço, mas Jeanne contou que o projeto da USP com o Santander custeou as aulas, hospedagem, alimentação e transporte nos Estados Unidos.

Informações do Jornal da USP.