Professora cria aplicativo inteligente de ensino de redação à distância

Startup Pontue prepara estudantes para o ENEM e para os principais vestibulares de São Paulo, por meio de videoaulas direcionadas para cada prova e de correção textual em vídeo

Foi a percepção de que a redação é uma das principais dificuldades dos estudantes nos processos seletivos que motivou a professora e examinadora de bancas de vestibulares, Cristiane Miura, a criar um aplicativo para ajudar os vestibulandos a enfrentar esse desafio.

A Pontue é uma das startups participantes do quinto ciclo de aceleração do Sevna Startups. A empresa também foi vencedora do Startup Weekend Education, em 2015, e do Founder Institute, em 2017, o maior programa global de aceleração de startups.

“Todos os anos mais de sete milhões de jovens fazem a prova do Enem e, infelizmente, mais da metade não consegue atingir 500 pontos na redação. Logo, percebi que precisava fazer algo para mudar esse cenário”, diz Cristiane.

A Pontue é uma plataforma inteligente de ensino de redação. Após fazer a inscrição, o vestibulando faz o download do aplicativo na App Store ou Play Store e, a partir daí, passa a ter uma rotina de estudos.

Às segundas-feiras, o aluno recebe o tema da semana e escreve a redação, manualmente. Em seguida, ele tem até o domingo para enviar o texto, por meio de uma foto, via app. Na quarta-feira seguinte, o estudante recebe a correção gravada, em vídeo, com a avaliação, as explicações e as soluções para os problemas textuais.

“Os temas são autorais, sempre pensados de acordo com os fatos da atualidade. Assim, aumentamos as chances dos vestibulandos, deixando-os mais preparados para o dia da prova, visto que os vestibulares sempre cobram temas recentes referentes às questões sociais, políticas e culturais do nosso País”, explica a professora.

O vestibulando ainda tem acesso a uma seção chamada “Qual é o seu ponto?”, por meio da qual recebe links de textos, vídeos, podcasts e outras sugestões de leituras para aumentar o seu repertório sociocultural e saber como se posicionar em relação a qualquer tema na hora da prova.

As videoaulas são divididas em quatro categorias: redação básica, avançada, Enem e vestibulares das universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP). “O diferencial das nossas aulas está no modo prático: todas as técnicas apresentadas são exemplificadas, para que o vestibulando não só entenda o conceito, mas, principalmente, saiba como aplicá-lo”, afirma Cristiane.

Para se inscrever na Pontue, é só acessar o site www.pontue.com.br e fazer o cadastro. O aplicativo oferece três planos mensais e não há fidelidade, já que o aluno pode começar e parar quando quiser.

Sobre o Sevna Startups
O Sevna Startups é o programa de aceleração de startups mantido pelo Instituto Sevna, com sede no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto (SP). A aceleradora iniciou sua operação em 2015, promoveu quatro ciclos de aceleração completos e está com o quinto ciclo em andamento. O Sevna reúne atualmente um portfólio de 20 startups, cujo valor está estimado em R$ 30 milhões.