Prêmio USP “Trajetória pela Inovação” divulga os laureados da edição 2021

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou a relação dos laureados de mais uma edição do Prêmio USP “Trajetória pela Inovação”, premiação criada com o objetivo de reconhecer e valorizar a todos os docentes da USP que se destacaram em sua colaboração para a inovação científica, tecnológica ou cultural, contribuindo para o crescimento da Universidade de São Paulo e para a sociedade como um todo através de pesquisas e desenvolvimento de projetos que deixam claro a cultura de inovação fortemente presente na universidade. 

A edição de 2021 contou com um total de 29 indicações de docentes ativos e aposentados e 15 indicações “in memoriam”, encaminhadas pelo conjunto de Unidades, Museus e Institutos Especializados. A decisão final do homenageado in memoriam, proposto pela Comissão Coordenadora, foi proferida pelo Magnífico Reitor da USP.

Os laureados foram:

  • Prof. Dr. Antonio Adilton Oliveira Carneiro – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
  • Profa. Dra. Akemi Ino – Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU)
  • Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio – Faculdade de Odontologia (FO)
  • Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto – Instituto de Física de São Carlos (IFSC)
  • Profa. Dra. Maria Rita dos Santos e Passos Bueno – Instituto de Biociências (IB)
  • Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas de Oliveira, in memoriam – Instituto de Estudos Avançados (IEA)

 

Confira um pouco da trajetória de cada um dos laureados: 

 

  • Profa. Dra. Akemi Ino (IAU)

A importância da trajetória da professora é construída por meio de um vínculo forte com a pesquisa, o ensino e a extensão. É marcada pela continuidade de trabalhos feitos anteriormente por outros pesquisadores, de forma a promover a interdisciplinaridade, quando acrescenta os conhecimentos próprios da área de arquitetura às investigações sobre o uso da madeira na construção civil, feitas na área de engenharia. Sua contribuição para a inovação se dá também pela possibilidade criada por meio da bibliografia original em japonês que, no início da década de 1980, fez chegar ao Brasil, inovando também no caráter multicultural de sua pesquisa e valorizando o multilinguismo. Sua pesquisa, associando a engenharia civil à arquitetura, pôde contribuir para oferecer soluções a um problema social brasileiro – o déficit habitacional – produzindo formas de supri-lo efetivamente, com intervenção na realidade, a baixo custo e com menor impacto ambiental possível. 

  • Prof. Dr. Antonio Adilton Oliveira Carneiro (FFCLRP)

Foi por mais de 10 anos Diretor Técnico e Diretor Presidente da Incubadora SUPERA, eleita a melhor do pais em 2016. Também tem depósito de 8 patentes e ajudou a criar 3 startups. As tecnologias ultrassônicas e magnéticas para o diagnóstico e terapia clínica transcendem sua área e têm grande impacto.

  • Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio (FO)

Sua importante contribuição no desenvolvimento e aplicação de um método inovador, de mínima intervenção no tratamento odontológico de pacientes infantis, tem como alvo principal a fração carente da sociedade que não tem acesso aos equipamentos odontológicos convencionais. A modalidade, denominada Tratamento Restaurador Atraumático – ART, não requer uso de anestesia, isolamento absoluto, nem brocas ou instrumentos que demandem de energia elétrica, além de estar associada a procedimentos educativos e preventivos para o cuidado com a saúde bucal. Seu trabalho inova por desenvolver e aplicar uma técnica não invasiva e de baixo custo, tendo sido por ela adaptada aos insumos produzidos no Brasil para atender à população carente e também por trabalhar na capacitação de recursos humanos, como os cirurgiões dentistas de Unidades Básicas de Saúde. Inclui-se o desenvolvimento de patente para o uso de seringa de baixo custo para inserção de cimento de ionômero de vidro no selamento de cavidades. Destaca-se sua interação com órgãos da administração pública, como a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, auxiliando no direcionamento e aplicação de novas políticas públicas que beneficiam inúmeras crianças que não têm acesso a um sistema de saúde a não ser pela escola. O método de tratamento evita a produção de aerossóis e se faz uma rota alternativa necessária para o tratamento e cuidado da saúde bucal durante a pandemia da COVID-19. Seu trabalho reforça a importância da mulher na ciência e inovação e fortalece a relevância da interação entre a Universidade e a sociedade.

  • Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto (IFSC)

Nucleou a criação de um grupo de Ótica de Precisão na USP, único no país na época, que gerou no curso dos anos mais de 10 empresas tecnológicas inovadoras, e cujos equipamentos oftalmológicos desenvolvidos já possibilitaram benefícios para a saúde de um milhão de brasileiros. Além disso, tem patentes registradas no INPI e participou de outras iniciativas, como a de aplicação de ótica na agricultura e o desenvolvimento de uma câmera de satélite que propiciou ao INPE uma qualidade superior de imagens da terra.

  • Profa. Dra. Maria Rita dos Santos e Passos Bueno (IB)

Tem pesquisa na área de Genética Humana e Molecular trazendo novos conhecimentos para o tratamento de doenças genéticas que acometem o homem, além de ter desenvolvido um teste rápido e econômico para detecção de COVID-19. Desenvolve um trabalho de aconselhamento com familiares de pessoas afetadas com síndromes craniofaciais e transtornos autistas.. 

  • Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas de Oliveira, in memorian (IEA)

Durante sua longa carreira de notável reconhecimento nacional e internacional, desenvolveu relevantes inovações tecnológicas, várias patenteadas, dentre as quais um equipamento não invasivo para monitoramento da pressão intracraniana. Foi um dos criadores do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos – IFQSC, que depois deu origem ao Instituto de Física de São Carlos – IFSC e ao Instituto de Química de São Carlos – IQSC, além de ter sido um impulsionador da criação da Embrapa Instrumentação e peça chave, em conjunto com a Câmara Federal, para formulação e início das atividades da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Participou da formação de destacados pesquisadores brasileiros e estrangeiros e recebeu várias premiações, destacando-se: CAPES; SBPC; Yamada Foundation, Japão; Physical Society, USA; Fulbright Foundation, USA, dentre outras.

 

A Agência USP de Inovação (AUSPIN) parabeniza a todos os docentes laureados pela conquista e pelo magnífico trabalho realizado e agradece aos que acreditam no poder da inovação científica, tecnológica e cultural na transformação da sociedade e contribuem para manter o nível de excelência reconhecido mundialmente da Universidade de São Paulo.

 

Clique aqui para saber mais informações sobre a premiação.

 

Por: Geovanna Moraes