InovaUSP recebe comitiva da Bélgica para discutir sobre agricultura sustentável

Evento ressaltou a parceria entre Bélgica e Brasil nas áreas de agricultura, alimentos e sustentabilidade – Foto: AUSPIN

 

O InovaUSP sediou o seminário From farm to fork: how sustainable agriculture enhances food quality, onde foram expostas iniciativas de agricultura sustentável na Bélgica e no Brasil. O evento foi realizado no dia 27 de novembro.

A atividade foi fruto de uma parceria entre a Wagralim, cluster de inovação agroalimentar da Valônia, uma das três regiões da Bélgica, e o Food Research Center (Centro de Pesquisa em Alimentos – FoRC) da USP, primeiro centro de pesquisa multidisciplinar brasileiro focado em Ciência dos Alimentos e Nutrição.

O evento recebeu uma comitiva de instituições, companhias e pesquisadores belgas para reforçarem as parcerias firmadas entre os dois países, o compromisso compartilhado de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade dos alimentos, além de avançar significativamente na abordagem dos desafios globais relacionados à produção e ao consumo de alimentos.

Foram discutidas iniciativas desenvolvidas nas Unidades EMBRAPIIs da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. O evento também contou com apresentações de pesquisas realizadas na Bélgica, como na Gembloux Agro-Bio Tech, FoodWal, Agricells e Fytofend.

Entre as autoridades, estiveram presentes: Guy Paternoster, presidente da Wagralim; Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, diretora do FoRC; Pascale Delcomminette, CEO da Wallonia Foreign Trade and Investment Agency (AWEX) e Marcelo Zuffo, diretor do Centro de Inovação da USP.