O que realmente é inovação e empreendedorismo?

Hoje em dia muito se fala sobre a enorme relevância do empreendedorismo para economia do país, sobre o desejo cada vez mais forte dos brasileiros de abrir o seu próprio negócio e sobre a importância da inovação nesse processo. Mas você realmente sabe o que é inovação e empreendedorismo?

Sendo uma das principais áreas de atuação da AUSPIN, o empreendedorismo é em suma o ato de executar algo que pode nascer como uma ideia ou projeto, mas que visa se tornar um novo negócio ou até mesmo uma mudança em um negócio pré-existente. O ato de empreender vem justamente da capacidade de identificar problemas e enxergar ali uma oportunidade de oferecer soluções para aquilo, podendo variar de acordo com o meio em que é realizado.

Assim, o empreendedorismo não resume-se apenas às grandes empresas multinacionais, mas também engloba os pequenos negócios e as startups, abrindo um leque de classificações, como o empreendedorismo digital, sustentável, social e corporativo.

Uma etapa de extrema importância e que vem ganhando cada vez mais espaço no universo do empreendedorismo é a inovação, que nada mais é do que a execução de um novo método que muitas vezes se inicia em uma bancada de pesquisa, sendo produtos ou processos capazes de trazer benefícios e agregar valor, ou seja, a implementação de mudanças e novidades. Com isso, entende-se que a inovação não se limita a um novo produto ou serviço, mas envolve também a recriação e aplicação de melhorias, podendo ocorrer de maneira aberta ou fechada.

A inovação fechada é um modelo de inovação interna, desenvolvido e realizado com os recursos e fluxos disponíveis dentro de uma empresa, departamento ou instituição. Já a inovação aberta engloba ideias, projetos, iniciativas e contribuições externas para a criação ou recriação de algo, gerando assim uma espécie de coopetição. 

Dada a agilidade do mercado hoje em dia, onde os novos produtos e ideias tem um ciclo de vida cada vez mais curto, a inovação aberta tem alcançado um espaço significativo tanto no mundo corporativo quanto no digital, pois algo que é novidade hoje rapidamente é incorporado por outras empresas e até mesmo aprimorado, abrindo espaço para outras ideias inovadoras.

 

E qual é a relação da Universidade de São Paulo com esse universo?

Visando contribuir para a evolução e o crescimento da sociedade como um todo, a USP mantém diversas iniciativas e programas para facilitar e estimular a inovação e o empreendedorismo, fazendo a ponte entre o ambiente acadêmico, as organizações e a sociedade. Para alcançar esse objetivo, a USP conta com as competências dos docentes e pesquisadores que se encontram na universidade, oferecendo aos seus estudantes diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação que se relacionam aos temas de Empreendedorismo e Inovação.

Além disso, a USP também conta com laboratórios e centros de pesquisa com alta tecnologia. Bons exemplos do envolvimento da universidade com o empreendedorismo são os INCTS (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), o NEU (Núcleo de Empreendedorismo da USP) e o NAPS (Núcleo de Apoio à Pesquisa), que oferecem todo o suporte, infraestrutura e conhecimento possível para que os alunos e docentes da Universidade de São Paulo desenvolvam todas as habilidades necessárias para obter destaque e reconhecimento no universo do empreendedorismo.

Para garantir o desenvolvimento de pesquisas de ponta, existem também os CEPID’s (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e os EMBRAPII’s (empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) que colaboram com esse objetivo, contando com a AUSPIN no incentivo e na proteção do patrimônio científico e cultural da Universidade.

 

Por: Geovanna Moraes

VOCÊ PODE GOSTAR ...