Hospital Universitário da USP vai começar 2020 com mais eficiência e qualidade

Desde o início do ano, gestão do HU vem realizando esforços para diagnosticar problemas e propor soluções

“Queremos mudar a cara do hospital”. A fala é do médico Paulo Francisco Ramos Margarido, ginecologista do Hospital Universitário (HU) da USP há 20 anos. Em janeiro de 2019, ele assumiu a superintendência

Paulo Francisco Ramos Margarido - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O superintendente do HU, Paulo Francisco Ramos Margarido – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

do HU com o desafio de resgatar o antigo prestígio da instituição dentro e fora da Universidade, mas olhando para o futuro.

A “cara nova” envolve mudanças do lado de fora – com reformas, reestruturação e construção de novos espaços -, mas, principalmente, do lado de dentro, com a organização e modernização de fluxos e procedimentos.

Com apoio da Reitoria, a equipe do hospital já conseguiu colocar em prática algumas medidas consideradas emergenciais, como a aquisição de novos equipamentos e a contratação de funcionários. Neste ano, os pacientes do HU poderão contar com 179 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

O Jornal da USP resume aqui as mudanças que já estão em andamento no hospital, as principais novidades que devem acontecer nos próximos meses, e apresenta a equipe responsável por tirar os planos do papel.

O que já foi feito?

Contratação de funcionários

Em 2018, foi aprovada emenda que destinou R$ 40 milhões para contratação de pessoal e custeio no Hospital Universitário, o que foi possível com a intercedência da Reitoria junto ao Deputado Estadual Marco Vinholi, então relator do orçamento. Com a liberação dos recursos, foram realizados concursos para as áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, farmácia, nutrição e para os laboratórios. São 179 novos profissionais atuando no HU a partir de 2020.

Novos equipamentos e infraestrutura

Com o apoio da Reitoria da USP, o hospital vem sendo reequipado. Foram adquiridos mamógrafo, monitores multiparamétricos (usados para acompanhar os principais indicadores de saúde do paciente), ureterorrenoscópio (usado no tratamento de cálculos e estreitamentos de ureter), mobiliário para consultórios e enfermarias, autoclaves e uma nova caldeira (equipamento que aquece a água utilizada em diversos processos, como desde o banho do paciente até o setor de nutrição). Também foram realizadas obras de reparo e tratamento das juntas de dilatação.

Parceria para contratar médicos

Há um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Hospital das Clínicas (HC) da USP, por meio da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), que fornece recursos para contratação de médicos. Foi estabelecida uma parceria liberando alguns plantões para que a atuação fosse no HU, em equipes que estavam em situação crítica, como pediatria e clínica médica.

Diagnóstico do hospital

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) aplicou no HU um método chamado MEG, sigla para Modelo de Excelência da Gestão, usado para avaliar, diagnosticar e orientar organizações. O objetivo foi permitir uma visão ampla da gestão no hospital a partir de oito critérios de excelência

Ferramentas de gestão

Para desenvolver um planejamento estratégico para o hospital, a superintendência trouxe para o HU pessoas ligadas à gestão. A ideia é fazer um plano diretor, com metas, estratégias e indicadores, definindo um rumo a ser seguido, independente de quem ocupar a liderança da instituição.

Acolhimento USP

O Acolhimento USP é um pronto atendimento voltado apenas à comunidade universitária. O horário do serviço foi ampliado em 2019: agora fica disponível das 8 às 22 horas.

Diálogo com as divisões

“Não basta uma canetada do superintendente”, explica o professor Margarido em relação às mudanças no hospital. Decisões impactam as divisões e os departamentos do HU, então precisam ser planejadas em conjunto para serem colocadas em prática de forma eficiente.

E o que está por vir?

Prontuário eletrônico

Já está em negociação a aquisição de um sistema de prontuário eletrônico para o Hospital Universitário. Com a tecnologia, todos os registros dos pacientes ficam armazenados de forma mais segura, padronizada e centralizada. A informatização também torna possível levantar dados como o custo de cada tratamento, ajudando a melhorar a gestão do hospital.

Mudança da UBAS

Atualmente a Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) está localizada na área externa do HU. A proposta é que a UBAS esteja dentro do hospital e que tenha um ambiente acolhedor e com maior acessibilidade.

Modernização da Unidade de Urgência e Emergência Referenciada

A proposta é trazer inovação ao espaço atual, melhorando a logística e o fluxo de atendimento e tornando a área mais eficiente e humanizada.

Plano catástrofe

Estão sendo estudados protocolos e treinamentos a fim de que o hospital esteja capacitado para lidar tanto com as situações de catástrofes internas como externas, em que os pacientes possam ser direcionados ao HU.

Atendimento ambulatorial

A proposta é reorganizar o fluxo ambulatorial de maneira que agilize o atendimento primário, possibilitando um segmento direcionado e preciso, que otimize a demanda por especialidade.

Unitarização da medicação

O HU está no processo de aquisição da máquina de unitarização de medicamentos para otimizar o Serviço de Farmácia. O equipamento torna possível embalar e identificar cada comprimido (uma mesma cartela é utilizada para diferentes pacientes), melhorando a segurança em todo o processo e reduzindo a incidência de erros. Além disso, se houver um problema com determinado lote, é possível saber quem recebeu aquele medicamento, aumentando a segurança do paciente.

Leia a matéria completa no Jornal da USP.