Alunos da USP desenvolvem solução de educação sustentável para crianças e vencem competição internacional

Integrantes do projeto GreenSeed comemoram com o cheque da premiação – Foto: Ricson Onodera

 

O projeto GreenSeed foi o grande vencedor da edição de 2024 do German-Brazilian EdTech Hackathon. Desenvolvido por Eduardo Dapper, estudante de Administração na FEA-RP; João Rubens Belluzzo, estudante de Engenharia de Software da FIAP e pelos egressos Ilana Malak, formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, e Fabio Muller, do curso de Engenharia de Computação pela Poli-USP, a solução utiliza brinquedos educacionais com sensores e um aplicativo mobile para ensinar sustentabilidade a crianças.

Segundo a UNESCO, até 2025, a educação sobre o meio ambiente e a sustentabilidade deve ser um componente da educação básica. Porém, no Brasil, das cerca de 2,2 milhões de toneladas de lixo orgânico produzido por dia, apenas 2% recebem a destinação correta. Sua decomposição libera gás metano, fator agravante do aquecimento global, e chorume, que em grandes quantidades pode contaminar o solo e os lençóis freáticos.

Pensando nisso, surgiu o GreenSeed. O produto é formado por uma composteira e um kit de jardinagem, ambos com sensores conectados, responsáveis por medir a temperatura, acidez e umidade. Essas informações ficam disponíveis em um aplicativo de celular, que pode notificar a criança se sua compostagem estiver seca demais, por exemplo. 

Foto: Ricson Onodera

Para manter o interesse do público infantil, os desenvolvedores criaram um pet virtual chamado Öko. Com a manutenção de hábitos sustentáveis, ele pode ser customizado. Além disso, também há quizzes, vídeos educativos e o uso de realidade aumentada. O usuário pode apontar sua câmera para a natureza, explorar e aprender sobre ecologia. Essas fotos se transformam em cartas, que após coletadas podem ser trocadas com outros usuários.

O evento, organizado pelo DWIH São Paulo e o Goethe-Institut São Paulo, University of Münster, Technical University of Munich (TUM) , Freie Universität Berlin e re:edu, premiou o grupo com um cheque de € 1.800. O projeto GreenSeed também terá a oportunidade de se apresentar em três universidades alemãs — Universidade de Berlim, Universidade de Munster e Freie Universität Berlin.

 

Por: Julia do Nascimento Martins

        Estagiária sob supervisão de Ronaldo Nina