Encontro virtual reúne mais de 11.000 pessoas para explicar o Plano USP

Na última quarta-feira o GT se reuniu para explicar e tirar dúvidas sobre o plano lançado na mesma semana, que pontua os desafios de uma volta segura aos campi da Universidade.

Ontem, dia 19 de agosto, aconteceu de forma remota, um encontro para debater os desafios para uma volta segura à todos os Campi da Universidade de São Paulo.

O encontro começou com uma apresentação geral do Reitor da Universidade, Vahan Agopyan, e contou com a participação do Grupo de Trabalho (GT) que lançou essa semana, para toda a comunidade USP, um documento explicando o plano da USP para o retorno gradual das atividades presenciais. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Primeiramente, foi apresentado um panorama geral do histórico do coronavírus no Brasil e no mundo, seguida de uma apresentação das principais iniciativas e pesquisas que estão sendo feitas pela Universidade, incluindo as vacinas que estão sendo desenvolvidas e testadas.

Após os comentários iniciais, foi passado um panorama financeiro geral da Universidade de São Paulo. “O panorama financeiro serve para não sermos otimistas nem pessimistas” explica o reitor.

Então começaram os comentários e explicações sobre o documento disponibilizado. Ele é subdividido nos seguintes tópicos:

O Grupo de Trabalho da Universidade determinou cinco pontos que devem ser seguidos relacionado com o Plano USP:

1. Adoção irrestrita dos protocolos de prevenção e redução de riscos;
  2. Aulas teóricas para o segundo semestre devem permanecer remotas;
  3. Teletrabalho, sempre que possível;
  4. Retorno diferenciado com flexibilização por campus;
  5. Plano USP se relaciona parcialmente com o Plano SP.

Foi explicado que o a Fase A é a fase de máxima restrição, onde se encontram todos os campi da USP com exceção do campus de São Paulo. E a Fase B, onde se encontra São Paulo, é uma fase que permite o início do processo de flexibilização.

após 4 semanas na mesma fase, ela ganha uma fase com mais possibilidade de flexibilização

O encerramento da live se deu com uma rodada de dúvidas, onde toda a comunidade USP pode conversar sobre alguns pontos que definirão os próximos meses dentro da Universidade.

Para entrar em contato sobre o plano, utilize o e-mail: planousp@usp.br