Encontro USP Patentes, Inovação e Desenvolvimento acontece dia 03 de abril na Poli/USP

Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, a Divisão de Biblioteca da EPUSP e o IEEEconvidam para o “Encontro USP “Patentes, Inovação e Desenvolvimento” a ser realizado na Escola Politécnica da USP – Auditório do Prédio de Engenharia Elétrica no dia 03 de abril de 2019, das 10h às 12h.

Uma patente é um documento formal expedido por uma repartição pública, uma forma de propriedade intelectual que dá ao seu proprietário o direito exclusivo de fabricar, usar, vender e importar uma invenção ou modelo de utilidade por um período limitado de tempo.

Na atualidade, as patentes são ativos de grande importância e representam diversos aspectos envolvidos na promoção do desenvolvimento e inovação nas nações, mercados e universidades. Por meio da Agência USP de Inovação, a Universidade de São Paulo (USP) também investe nessa importante frente de atuação. Os números mostram o impacto da Agência USP de Inovação nos últimos anos e ressaltam o valioso patrimônio do conhecimento e infraestrutura existente em todos os cantos da maior Universidade deste País.

Em âmbito internacional, diversas organizações dedicam-se às patentes. O Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) é uma delas. Fundado nos Estados Unidos em 1884, o IEEE é uma organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em beneficio da humanidade. O IEEE disponibiliza os melhores conteúdos para trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas.

InnovationQ Plus é a base de Patentes do IEEE. Indexando o total das publicações do IEEE juntamente com uma literatura global abrangente de patentes, o InnovationQ Plus fornece uma solução única e integrada que ilustra uma imagem completa do cenário técnico da inovação. O InnovationQ Plus suporta todo o espectro de inovação: pesquisa, competitividade, inteligência, gerenciamento de portfólio e proteção. Sua interface amigável fornece resultados poderosos, visualizações intuitivas e relatórios de classe executiva. É uma plataforma exclusiva de pesquisa e análise de patentes que combina o poder de um mecanismo de pesquisa baseado em aprendizado de máquina com um banco de dados global de patentes e conteúdo crítico IEEE para rapidamente filtrar milhões de documentos complexos para encontrar arte prévia relevante e descobrir insights poderosos.

Participe do Encontro para saber mais sobre o estado da arte das patentes no país e na USP e conhecer essa importante ferramenta de pesquisa do IEEE.

Encontro USP de Patentes Inovação e Desenvolvimento
Data: 03 de abril de 2019