Empreendedorismo ganha espaço e muda vida de estudantes da USP

Após sucesso não premeditado do primeiro projeto, jovens de Ribeirão Preto apostam em startup de gestão hospitalar

Empreendedores investem em software para acompanhar internação hospitalar – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em menos de seis anos, dois alunos formados no curso de Informática Biomédica da USP, em Ribeirão Preto, criaram dois negócios de sucesso. O primeiro foi o aplicativo Hoje tem frango, cuja marca foi vendida para uma grande empresa de alimentos. Agora, os jovens empreendedores Marcelo Alexandre Santos e José Carlos Bueno de Moraes estão investindo em um novo projeto: o desenvolvimento de um software para acompanhamento de internação hospitalar.

Marcelo e José Carlos dizem que é uma tarefa desafiadora uma operadora de saúde no Brasil ter controle e acesso a informações sobre internações hospitalares. Em contato com esse universo durante o curso de graduação, tiveram a ideia de criar o Carefy, software que leva o mesmo nome da startup.

A plataforma atua na central de internação da operadora, onde ficam a equipe multidisciplinar e seus gestores responsáveis. “Essas centrais são responsáveis pelo monitoramento dos pacientes internados. Enfermeiras auditoras realizavam o procedimento de coleta de informações de forma manual e descentralizada, o que pode levar a muitos erros, ausência e atraso nas informações que são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores”, diz Marcelo.

Nesse universo, entra o Carefy, que permite às enfermeiras contarem com um aplicativo de celular para captação dessas informações, que automaticamente vão para os gestores para análise e tomada de decisão. “As enfermeiras adicionam as informações no aplicativo e a central de internados tem os dados necessários para tomada de decisão em tempo real”, explica José Carlos.

No caso dos gestores, eles contam com indicadores estratégicos e gráficos com dados de internação e custo da operadora. O Carefy ainda gera alertas específicos sobre diagnósticos e tudo o mais relacionado ao doente. Essas informações chegam às mãos da equipe, auxiliando para que a tomada de decisão seja otimizada e mais assertiva para que o paciente possa ter alta o mais rápido possível.

Da esquerda para direita: Marcelo Alexandre Santos, Érika Monteiro e José Carlos Bueno de Moraes – Foto: Divulgação

A startup deles, Carefy, está incubada no Supera Parque Tecnológico, sediado na USP em Ribeirão Preto. O local é um espaço que oferece oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).

Saiba mais…