19 de outubro – Dia Nacional da Inovação

No dia 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação, que tem como objetivo transformar o conhecimento científico produzindo na academia em tecnologias que virão transformar e mudar o dia a dia da nossa sociedade.

A inovação auxilia o desenvolvimento do país com a promoção de tecnologias desenvolvidas nas áreas da agricultura, energia, saúde, educação, cidades inteligentes, sustentabilidade e várias outras.

A AUSPIN (Agência USP de Inovação) é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. Sua criação foi formalizada através da Resolução USP no. 5175 de 18 de fevereiro de 2005.

Nós atuamos na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade de São Paulo, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações.

Oferecemos apoio aos docentes, alunos e funcionários da USP na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como, comunicar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da USP.

Por meio de incubadoras de empresas, de parques tecnológicos e de treinamentos específicos, promovemos o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Trabalha também na transferência de tecnologias, preocupando-se em colocá-las à disposição da sociedade.

A Agência USP de Inovação está presente em todos os campi da USP: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

 

Eixos de ação e focos:

Incentivo à inovação – Propriedade intelectual

Transferência de tecnologia

Prospecção em CT & I

Parcerias com o setor privado e governamental

Promoção da internalização da pesquisa na empresa

Extensionismo para a competitividade

Suporte ao empreendedorismo

Comunicação e difusão da inovação em projetos estratégicos

Cooperação nacional e internacional para a promoção da inovação.