Crianças de 7 a 12 anos podem participar de competição tecnológica na USP São Carlos

Organizada pela Happy Code São Carlos em parceria com o ICMC, iniciativa gratuita está com inscrições abertas até dia 26

Quem disse que segurança digital não é papo de criança? Quem tem de 7 a 12 anos terá a oportunidade de mostrar que já está sintonizado com a era digital em um desafio de tecnologia que agitará o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no dia 29 de junho, sábado. É quando acontecerá a etapa local do Hackathon Authentic Games, que tem como objetivo incentivar novos talentos criativos e empreendedores da cultura digital, estimulando o desenvolvimento de soluções a partir de um desafio proposto.

A ideia da competição é que as crianças criem o projeto de um aplicativo, em grupos com 2 a 4 participantes, para resolver um problema na área de segurança digital. O tema proposto será revelado na abertura do evento pelo youtuber Marco Túlio, o Authentic Games. As inscrições estão abertas até dia 26 de junho, ou enquanto houver vagas, e devem ser realizadas neste site: icmc.usp.br/e/ee9f0. Há 180 vagas disponíveis.

As crianças contarão com o apoio de mentores que ajudarão a organizar as ideias do grupo e a apresentar os projetos. Ao final do evento, os projetos serão avaliados por uma banca de jurados que analisará a qualidade da solução proposta. A equipe que ficar em 1º lugar em São Carlos estará habilitada a participar da avaliação nacional e concorrerá a diversos prêmios. Além disso, cada integrante da equipe vencedora poderá participar de uma colônia de férias na Happy Code São Carlos.

Já cada participante da equipe vencedora em âmbito nacional ganhará um X Box One e conhecerá pessoalmente o youtuber Marco Túlio, o Authentic Games. Para conhecer todas as regras da competição, basta acessar o regulamento, que está disponível no site do Hackathon Authentic Games.

Vale lembrar que, enquanto as crianças estiverem trabalhando no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, os pais e responsáveis serão convidados a fazer um tour pelo Instituto e a assistir palestras sobre educação digital. O evento acontecerá das 8 às 18 horas. Das 12 às 14 horas, crianças e pais terão horário livre para almoçar, já que os organizadores não oferecerão refeições no local.

Mentores – Quem desejar contribuir com as crianças, ajudando no processo de desenvolvimento da solução, poderá se inscrever como mentor até dia 14 de junho neste link: icmc.usp.br/e/ee9f0. Os mentores das equipes vencedoras, em âmbito nacional, receberão prêmios em dinheiro, que variam de mil a R$ 3 mil.

Todos os mentores inscritos passarão por uma avaliação de perfil, que será realizada pela Happy Code São Carlos. Não serão aceitos mentores que possuírem parentes participando de alguma das equipes. Quem for selecionado deverá participar de um treinamento, no dia 19 de junho, quarta-feira, das 14 às 15h30, no ICMC.

Por Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP