Dê um upgrade em sua graduação: conheça as disciplinas de Empreendedorismo e Inovação da USP!

Olá Uspiano(a), chegou o momento de impulsionar sua graduação com as disciplinas de empreendedorismo e inovação ofertadas pela USP! O segundo semestre está chegando e a Agência USP de Inovação (AUSPIN) reuniu todas elas em um só lugar. Tratam-se de disciplinas optativas livres que servem tanto para complementar as horas do curso*, quanto para proporcionar aos estudantes enormes diferenciais com a diversidade de escolhas possíveis.

Com o Hub USP Inovação, é possível você escolher e adaptar o nível de complexidade das disciplinas optativas em 4 níveis: ‘’Quero aprender’’; ‘’Tenho uma ideia, e agora?’’,  ‘’Preciso testar minha ideia’’ e ‘’Tópicos Avançados em Empreendedorismo’’.

 

Ao abrir a página, você poderá filtrar de acordo com o campus, unidade, nível, natureza e período (2021.2). E para facilitar o entendimento, descrevemos abaixo os níveis das disciplinas, então fique à vontade para ver qual você mais se identifica:

  1. Quero aprender: Não sabe por onde começar? O ‘’Quero aprender’’ é o pontapé inicial da sua jornada empreendedora que pode surgir com ideias, identificação de problemas, análises e/ou aplicações práticas de propriedades intelectuais, por exemplo.

       Exemplos de disciplinas disponíveis: Empreendedorismo, Gestão estratégica da Inovação, etc.

 

  1. Tenho uma ideia, e agora?: Após dar o pontapé inicial, isto é, saber exatamente onde sua ideia se encontra, a USP possui diversas iniciativas que te auxiliam saber como colocá-la em prática, basta você procurar qual está mais alinhada ao seu objetivo e convicções.

Exemplos de disciplinas possíveis: Como criar uma startup, Gestão de pequenas empresas empreendedoras, etc.

 

  1. Preciso testar minha ideia: Quando as ideias existem, as disciplinas desta aba podem te ajudar a construir e executar um plano de negócios que vá de acordo com as demandas do mercado em que sua ideia está inserida.

    Exemplos de disciplinas possíveis: Empreendedorismo em Jornalismo, Laboratório de Inovação em Sistemas de Informação, Empreendedorismo e Inovação na Cadeia Mineral, etc

 

  1. Tópicos Avançados em Empreendedorismo: As matérias desta aba costumam se voltar para ideias em estágios mais avançados. No Hub, você encontra possibilidades como: desenvolver ou finalizar o desenvolvimento de um produto, testar serviços ou equipamentos de alta complexidade, desenvolver estratégias específicas ao seu negócio ou aprimorar suas atividades.

Exemplos de disciplinas: Internacionalização de Empresas e Inovação, Gestão de propriedade intelectual

 

Curtiu? Então acesse https://hubusp.inovacao.usp.br/educacao para ficar por dentro. Em breve abrirão as interações de matrícula, então dê uma olhada nas disciplinas que mais tem a ver com você.

 

*OBSERVAÇÃO: Consulte no Júpiter Web a quantidade de créditos que seu curso precisa para concluir a graduação e verifique as instituições que ofertam a disciplina que você deseja.

 

 

Lucas Martins – Estagiário de Comunicação e Marketing