Vocação Para Inovação oferece orientação gratuita

Programa da Agência de Inovação está ativo desde 2013; para atendimento basta preencher formulário eletrônico

Em alinhamento com a missão da Universidade de São Paulo de contribuir para a modernização e progresso do Estado de São Paulo e também como uma forma de oferecer suporte à comunidade externa da USP no que tange a inovação e empreendedorismo, a Agência USP de Inovação, em parceria com a Fapesp, desenvolveu, em 2013, o VPI – Vocação Para Inovação. O programa se propõe a fornecer orientações iniciais gratuitas sobre solicitações de patentes e parcerias com a USP e informar sobre propriedade intelectual e órgãos que realizam procedimentos de proteção fora da Universidade, além de identificar possibilidades de projetos em parceria. Ainda, o VPI pode auxiliar aos interessados indicando as linhas de fomento das agências estaduais voltadas à inovação.

Fluxograma que indica o funcionamento do Vocação Para Inovação desde o momento em que uma demanda é recebida. Crédito: Marcelo Valverde/USP

Diferenciando-se da atuação regular da Agência USP de Inovação, que atende a projetos e pessoas vinculados à USP, o VPI tem como público-alvo empreendedores, inventores independentes, pequenas e médias empresas e empresários de São Paulo, bem como alunos e funcionários da Universidade, desde que os projetos para os quais procurem orientação não tenham ligação com a USP. No entanto, o programa atende apenas residentes do Estado de São Paulo.

Desde sua criação, o Vocação Para Inovação atendeu a um total de 195 demandas. A grande maioria era relacionada às áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Além dos atendimentos, a equipe disponibiliza também um guia básico de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, impresso ou eletrônico, aos que tenham interesse.

O VPI não realiza serviços como divulgação de empresas ou produtos, análises mercadológicas, submissões de projetos para fomento, depósitos de pedidos, redação de patente ou busca de anterioridades, restringindo-se à orientações e informações no que diz respeito à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo.

Os atendimentos do Vocação para Inovação são realizados presencialmente ou por videoconferência pela equipe dos polos da Agência USP de Inovação. Para ter acesso ao serviço, é preciso agendar o atendimento pelo formulário disponível no link. A partir de então, a demanda será analisada e encaminhada ao setor da Agência mais adequado para atendê-la.

VOCÊ PODE GOSTAR ...