Agência USP e o Estado de Goiás promove ações de inovação nas escolas goianas

Uma parceria entre a Agência USP de Inovação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás busca promover ações de inovação e empreendedorismo no Estado através de kits de inovação. O professor Vanderlei Salvador Bagnato, diretor do Instituto de Física em São Carlos, explicou a iniciativa.

O cientista conta que o governo do estado goiano entrou em contato com a USP,  buscando trazer o conceito de “inovação” desde a educação básica para seus alunos. Na opinião do professor, hoje é possível motivar os jovens para que sejam empreendedores, mas é necessário ter uma base científica e tecnológica para isso, que é o que busca ser feito com os kits de inovação e empreendedorismo: fornecer uma bagagem científica aos estudantes, o que pode não acontecer durante todo o ensino médio.

Na primeira fase do projeto, foram distribuídas centenas de kits nas escolas técnicas de Goiás, as ITEGOS. Agora, na segunda fase, a intenção é mostrar os benefícios que o desenvolvimento científico pode trazer e o impacto da ciência no dia a dia. O professor Vanderlei ressalta que a intenção é que a iniciativa chegue a Estados próximos daquela região, como Tocantins e Bahia.

Ouça a entrevista na íntegra – Rádio USP…

VOCÊ PODE GOSTAR ...