Testes genéticos ajudam a diagnosticar problemas relacionados à saúde oral

Scheme Lab, empresa residente no Cietec, cria solução para prevenção de doenças dentais

Scheme Lab, startup de biotecnologia da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen-Cietec, criou uma solução que auxilia os agentes de saúde, dentistas e a população em geral, na prevenção de doenças dentais. O projeto faz parte do desafio da Johnson & Johnson Innovation, o Latin America Challenge 2018.

Por meio do point-of-care – dispositivo portátil, inovador, rápido e descartável, que pode ser usado em todos os seres vivos, de animais a plantas e insetos, a Scheme Lab faz testes genéticos que agregam valor na cadeia produtiva de empresas de todos os segmentos. Com os resultados, a empresa identifica a presença de organismos por meio da diferença no DNA, em um único método.

“Nosso produto é fundamentado em uma tecnologia inovadora, desenvolvida in-house, que permite um diagnóstico com resultados mais ágeis e eficazes, totalmente independente de equipamentos e laboratórios, tornando viável muitos tipos de análises que antes não eram possíveis no trabalho dos profissionais de saúde, por exemplo”, afirma Alessandra B B Katz, sócia da Scheme Lab.

A Scheme Lab
Fundada por John Katz e Alessandra B B Katz, biólogos especialistas em biotecnologia, além de soluções para a saúde oral, o produto da Scheme Lab é utilizado para outras soluções como auxílio do manejo para extermínio do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela. O teste possibilita indicar os bairros e cidades que possuem mosquitos resistentes à inseticida, por meio da identificação de alterações no DNA que tornam o mosquito resistente. Dessa forma, com a informação de regiões em que há mosquito resistente, deverá ser utilizado um inseticida alternativo para seu real extermínio.

Prêmios
Além da seleção no desafio Latin America Challenge 2018 da Johnson & Johnson Innovation (JLABS), rede global de ecossistemas abertos de inovação que habilita e capacita inovadores para criarem e acelerarem a entrega de soluções de saúde e bem-estar, a empresa também foi classificada no Top 10 Healthcare e Top 100 do Ranking Geral no 100 Open Startups 2018 – classificação anual do movimento 100 Open Startups – que reconhece as empresas que mais despertaram interesse em grandes instituições. O ranking contou com a participação de 451 cidades, em 35 países, englobando 4.600 startups ativas, 9000 executivos avaliadores, 800 grandes empresas conectadas e 32 mil avaliações registradas.

“Possuímos 20 anos de experiência no fomento da inovação, ajudando a fortalecer e a consolidar projetos que tenham o intuito de gerar negócios de impacto na sociedade. A solução da Scheme Lab é importante para a sociedade, pois auxilia na prevenção e redução de diversos tipos de doenças. Isso mostra que estamos no caminho certo”, informa Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

Sobre o Cietec
O Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.

Com informações da assessoria de imprensa do Cietec – Trama comunicação