Pesquisadores do Hemocentro de Ribeirão Preto publicam artigo sobre os avanços da terapia celular CAR-NK

A terapia celular com células CAR-NK é uma abordagem inovadora que permite inúmeras possibilidades no campo do tratamento do câncer. A engenharia genética de células NK para expressar diferentes construções CAR em cânceres hematológicos e tumores sólidos mostrou resultados pré-clínicos promissores que atualmente são explorados em diversos ensaios clínicos.

Saiba mais no artigo “Engineering CAR-NK cells: how to tune innate killer cells for cancer immunotherapy” publicado pelos pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia do Hemocentro de Ribeirão Preto e do Centro de Terapia Celular da USP, na Revista Immunotherapy Advances, da British Society for Immunology.
As células CAR-T têm sido usadas com sucesso em pacientes hematológicos recidivados/refratários. No entanto, a necessidade de fontes autólogas para células T ainda é uma grande desvantagem. As células CAR-NK surgiram como um recurso promissor usando células alogênicas que podem ser estabelecidas como um tratamento pronto para uso.
As células NK podem ser obtidas de várias fontes, como sangue periférico, medula óssea, sangue de cordão umbilical e células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC), bem como linhagens celulares. Várias estratégias têm sido empregadas para melhorar a expansão das células CAR-NK e a eficiência da citotoxicidade. Neste artigo, os pesquisadores realizaram uma revisão das últimas conquistas e progressos na área.
Eduardo Loria Vidal
Gestor de Difusão – Centro de Terapia Celular – CTC USP (CEPID)
Contatos: (16) 2101-9350 / (16) 98139-5800
Twitter: @ctc_usp