Startup ganha prêmio por Inovação Tecnológica em Oncologia

Onkos, ligada ao Supera Parque de Inovação, recebeu o prêmio Octávio Frias de Oliveira pelo Teste de Origem Tumoral

A startup Onkos  recebeu, o 9º Prêmio Octavio Frias de Oliveira na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia. A empresa, ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, foi reconhecida pelo exame TOT (Teste de Origem Tumoral), desenvolvido em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, Grupo Fleury,  e a Universidade Federal do Maranhã (UFMA), com objetivo de identificar a origem de tumores metastáticos.

Marcos Santos, CEO da startup, explica que a estimativa é que cerca de 2% a 5% dos tumores diagnosticados no mundo sejam de origem desconhecidas. “São tumores que se espalham pelo corpo, mas sem que seja possível determinar em qual órgão ele se originou. Isso dificulta a indicação de um tratamento adequado por parte do médico ao paciente”, diz.

Com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial, o exame identifica a origem primária dos tumores metastáticos, com 84% de acurácia. “O teste analisa a expressão de 95 genes a partir da amostra do paciente e, com base no cruzamento de informações, realiza uma classificação molecular, sugerindo os prováveis órgãos de origem primária do câncer”, explica.

Para o empreendedor, ter o trabalho reconhecido com o Prêmio Octávio Frias mostra que a  comunidade acadêmica começa a valorizar quem consegue inovar de fato, materializando ideias, as traduzindo em aplicações no mundo real. “Este é um case único de inovação em saúde no Brasil. A aliança entre a expertise científica da nossa startup com a conhecimento clínico em oncologia do Hospital de Câncer de Barretos, a experiência de pesquisa e desenvolvimento translacional do Grupo Fleury e a bagagem acadêmica da Universidade Federal do Maranhão trouxeram todos ingredientes para que a inovação se concretizasse com excelência”, comemora.

100 Open Startups

Recentemente, a Onkos também foi reconhecida uma das empresas inovadoras mais atraentes para o mercado, segundo o ranking 100 Open Startups. A empresa conquistou a 5ª colocação na categoria HealthCare – sendo a única do interior paulista na sua categoria.

A seleção contou com a participação de 4,6 mil startups, 9 mil executivos avaliadores, e ao menos 840 grandes empresas. “São diversos os critérios de avaliação, entre eles o nível de interação com o mercado com grandes empresas e novos clientes. A empresa ganha uma pontuação de acordo com cada novo contrato, projetos aprovados, grau de inovação, entre outras”, explica Marcos Santos.

O ranking completo pode ser acessado no site: https://www.openstartups.net/br-pt/ranking.

Sobre a ONKOS

A ONKOS é uma startup focada no desenvolvimento de exames diagnósticos moleculares para oncologia. A empresa utiliza como plataforma tecnológica a técnica de Gene Expression Profiling, unindo a vanguarda do conhecimento em biologia molecular e inteligência artificial.

Os exames se baseiam no desenvolvimento e na validação clínica de soluções que visam eliminar a subjetividade e a incerteza inerente às técnicas comumente utilizadas e diminuir cirurgias e tratamentos desnecessários. Através da análise de assinaturas genéticas específicas, os algoritmos utilizados pelos exames fornecem resultados que auxiliam em uma melhor tomada de decisão clínica e consequente melhor manejo do paciente oncológico. O desenvolvimento e validação dos exames seguem o conceito “bench-to-bedside”, visando o seu uso prático e condizente com a real rotina clínica, disponibilidade de amostras e resultados claros.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 81 empresas instaladas no Parque, sendo: 58 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 16 empreendimentos no Centro de Negócios e 7 na aceleradora SEVNA Seed.

Com informações da assessoria de imprensa do Supera Parque – Medialink Comunicação