SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE

Dia 10 de outubro é o dia mundial da saúde mental. Pensando nessa temática tão importante o Escritório de Acolhimento e Bem-Estar da USP irá promover um bate-papo com profissionais da área de saúde mental, coordenado pelo Andrés Antúnez, vice-diretor do Instituto de Psicologia da USP.

16h – 18h: Bate-papo sobre Saúde Mental na Universidade. Aqui teremos uma finalização das rodas temáticas conduzida pelo professor Andrés.

Local: Arena Santander

Além disso, antes do bate-papo teremos rodas de conversa no espaço Coworking USP:

14h – 16h: Rodas temáticas sobre ansiedade, depressão, transtorno bipolar, stress e suicídio. Um espaço acolhedor com profissionais da psicologia para compreender e diagnosticar esses sintomas dentro do ambiente universitário.

Local: Coworking USP

Palestrantes

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Vice-diretor e livre docente do Instituto de Psicologia da USP, possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, especialização em psicologia da saúde pela Escola Paulista de Medicina, mestrado em Saúde Mental e doutorado e pós-doutorado em ciências da saúde pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo.

Gilberto Safra

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976) , mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atua principalmente nos seguintes temas: consulta.

Claudia Macedo

Graduada em 2002 pela Universidade Paulista, pós-graduada e com aprimoramento em Orientação Profissional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Instituto Pieron. Formada em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Ambulatório de Ansiedade (AMBAN) e Método de Intervenção em Transtornos de Ansiedade (SPADA) pelo (IPQ-HC-FMUSP). Curso de Gestão de Dados em Pesquisa Científica pela plataforma REDCap (Research Electronic Data Capture). Realiza  desde 2017 um Projeto de Saúde Mental Escola Politécnica de São Paulo (POLI – USP).

Profª. Dra. Cláudia Catão

Possui doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Co-autora do 1º Referencial Teórico sobre a Psicoterapia On-line em língua portuguesa: Psicoterapia On-line – Ética, Segurança e Evidências Científicas sobre as Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias.Coordena o curso de Práticas Mediadas por Tecnologias (Psicoterapia On-line) da Casa dos Insights.Possui especializações em Educação On-line (FEA-USP), Psicoterapia Psicanalítica (IP-USP), Dependência Química (UNIAD/UNIFESP) e Pesquisa Clínica (FMUSP), sendo também candidata à International Psycoanalitical Association (IPA) e International Affiliate of American Psychology Association (APA). Atende clientes em psicoterapia breve e psicanalítica presencial e on-line. Supervisiona colegas em atendimentos clínicos psicanalíticos e atendimentos on-line.

Marcelo Russo

É Master of Business Administration em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Co-autor do 1º Referencial Teórico sobre a Psicoterapia On-line em língua portuguesa: Psicoterapia On-line – Ética, Segurança e Evidências Científicas sobre as Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias. Coordena e leciona no curso de Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias (Psicoterapia On-line) da Casa dos Insights. É graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística pela FEI. Criou e gerenciou o desenvolvimento do Consultório Virtual Seguro (CVS). O CVS atende os mais rigorosos parâmetros internacionais de segurança (HIPAA) e possui criptografia em todos os atendimentos clínicos realizados por videoconferência com alta qualidade de áudio e vídeo.

Inscreva-se em: https://www.sympla.com.br/saude-mental-na-universidade__373840