Rice University, modelo de cooperação internacional

A Universidade de São Paulo através da Agência USP de Inovação faz chamada anual de Bolsa de Empreendedorismo, com o objetivo de oferecer oportunidade de aprendizado técnico e mercadológico, bem como de estabelecimento de rede de contatos e parcerias. A Bolsa da Agência, faz parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de Graduação da USP e tem como meta proporcionar experiência internacional em atividades de inovação e empreendedorismo aos alunos da graduação.

De acordo com Prof. Vanderlei Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação, “o intercâmbio de estudantes feito entre a USP e outras Universidades consideradas de referência em todo mundo, é extremamente importante por dois motivos, primeiro para a formação do estudante que acaba complementando a sua visão do que é o ensino universitário e para a USP, o estudante ao retornar do intercâmbio, ele acaba querendo que a USP atue no mesmo nível que ele encontrou no exterior. O programa proporciona ao estudante uma dinâmica para os cursos de graduação, criando para eles outras referências de qualidade”.

A bolsa de intercâmbio proporciona ao estudante, além das atividades relacionadas ao empreendedorismo, ele vivencia a  rotina da pesquisa de outras instituições de excelência e entra em contato com novas formas de cultura acadêmica.

Algumas instituições conveniadas com a Universidade de São Paulo, oferece total apoio aos nossos alunos, disponibilizando um “mentor” que os acomoda dentro de seu laboratório para realizar determinados trabalhados e vivenciar sua rotina, esses cuidados faz com que nossos alunos se sintam acolhidos pela instituição. É o caso da Rice University, Texas, que possui um escritório exclusivo para atender os brasileiros, oferecendo suporte na pré-chegada do aluno em relação ao processamento de admissões, questões de visto, registro de curso e cumprimento de requisitos de bolsa, além de fornecer aconselhamento acadêmico de qualidade, adaptação cultural e linguística e apoio no programa de desenvolvimento profissional.

Além do escritório dar todo o suporte ao aluno, a Universidade Rice ainda disponibiliza um “guia” para receber os alunos brasileiros que o acompanha desde o início do processo de seleção no Brasil, mantendo contato constante com a Agência USP de Inovação, entendendo qual o perfil do estudante para depois direcioná-lo ao local onde irá estagiar. Este guia recepciona o aluno, se responsabiliza em fazer contato com os laboratórios de acordo com a área onde vai atuar e de sua moradia.

Em alguns casos, a bolsa que a USP oferece está no limite e o “guia” oferece algumas possibilidades de complementação, como por exemplo oferecendo as refeições, procurando assim, tornar a experiência naquela Instituição mais confortável e proveitosa, gastando menos tempo com preocupações de acomodação e adaptação e mais tempo com absorção da cultura científica e acadêmica daquele local.

Prof. Vanderlei afirma que “a Universidade Rice é um modelo de recepção aos alunos brasileiros, que além de disponibilizar um funcionário para auxiliá-los, o pró-reitor acompanha o desempenho destes alunos e quando surge qualquer eventualidade durante o intercâmbio o “guia” mantem contato constante com a Agência USP de Inovação até a solução do problema. É um modelo de cooperação internacional que a Universidade de São Paulo deveria adotar, finaliza Bagnato.

Numa recente visita a Rice, o Coordenador da Agência USP de Inovação teve a oportunidade de conversar com os estudantes da USP que se manifestaram positivamente a experiência e afirmaram que se sentem especiais pois notam que todos da Rice se preocupam que eles tenham o melhor aproveitamento possível.

Este modelo de recepção aos alunos estrangeiros é tão eficiente que muitos deles que fizeram o intercâmbio, estão voltando para fazer pós-graduação com bolsa oferecida pela própria Rice e muitas vezes no próprio laboratório que fizeram estágio na graduação. Com estas bolsas, a USP cria caminhos para que seus alunos procurarem suas próprias soluções para o período pós-universitário.

A Agência USP de Inovação agradece a Rice de criar um modelo tão interessante de recepção e acompanhamento dos nossos alunos e torce para que se amplie o programa para que mais estudantes possam ter acesso a estas atividades internacionais e ao mesmo tempo fazer com que as outras cooperações obedeçam este mesmo tipo de modelo.