Redação de patentes precisa de aperfeiçoamento no Brasil

Workshop sobre propriedade intelectual acontece com objetivo de orientar inventores a protegerem suas criações

No Momento Inovação USP de hoje, workshop com apoio da Auspin ensina conceitos de propriedade intelectual e redação de patentes. O projeto está sendo coordenado por Henry Suzuki – inventor, empresário e especialista em patentes, que também é o ministrante. O Jornal da USP no Ar conversou com Suzuki para falar mais sobre a iniciativa.

Segundo ele, a ideia da realização das oficinas em escala nacional teve origem na constatação de que, embora estejamos na era do conhecimento, ainda são poucos os brasileiros que sabem como proteger suas criações e como utilizar informações de patentes de terceiros. Suzuki enxerga que o aprendizado em cima da questão da propriedade intelectual foi por muito tempo escasso, e continua assim atualmente. “Eu sou aquele típico inventor que não soube se proteger e perdeu”, conta.

Foto: Cecília Bastos

O workshop conta não só com o nivelamento de informações sobre como funcionam as patentes, mas sobre como redigir uma patente, através de um conteúdo guiado. Por fim, haverá oficinas de invenção e de redação de patentes pelos próprios participantes. Para Suzuki, “80% do trabalho quem tem que fazer é o inventor”. O objetivo central da iniciativa é mostrar de que maneira o inventor pode ser mais efetivo.

O workshop Redação de Patentes, Além dos Guias acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, das 8h30 às 16h30, na Faculdade de Medicina da USP, Anfiteatro Nina Rodriguez ( Av. Dr. Arnaldo, 455). O evento é aberto e gratuito. Qualquer interessado pode participar, basta fazer inscrição neste site. Os participantes são convidados a levarem 1 kg de alimento não perecível para doações.

A USP está apoiando esta iniciativa através da Agência USP de Inovação, contemplando todos os campi. A Auspin já orienta pesquisadores e inventores da comunidade USP e de fora também com relação à propriedade intelectual.

VOCÊ PODE GOSTAR ...