Festa do Livro da USP acontece também no sábado

De 27 a 30 de novembro, evento vai reunir 260 editoras, que oferecerão descontos de no mínimo 50%

Cartaz da 21ª Festa do Livro da USP, que acontece na Cidade Universitária de 27 a 30 de novembro – Foto: Reprodução

Muitos dizem que as pessoas não estão comprando mais livros, mas isso não é verdade. Um indício disso é o número expressivo de participantes da Festa do Livro da USP no ano passado, que chegou a 90 mil pessoas, muitas delas saindo com sacolas cheias de livros, e até carrinhos. Promovida anualmente pela Editora da USP (Edusp), a Festa do Livro da USP deste ano acontece nesta semana, de quarta, dia 27, a sexta, dia 29, das 9 às 21 horas, e no sábado, dia 30, das 9 às 20 horas, com entrada gratuita, ocupando toda a travessa C da avenida Professor Mello Moraes, na Cidade Universitária. Completando sua maioridade – são 21 edições –, o evento reúne cerca de 260 expositores, entre livros e selos, com uma seleção de seus catálogos, vendida com desconto de 50% no mínimo.

Para Bruno Tenan, chefe de Marketing da Edusp, este é o momento de consolidação da Festa do Livro da USP, que já entrou para o calendário cultural da cidade. “O desconto é o maior atrativo para os visitantes e, neste final de ano, a Festa significa um fôlego para as editoras”, afirma. Outro fator que contribuiu para o impressionante número de participantes foi seu novo horário de funcionamento. No ano passado, diz, a Festa passou a funcionar também aos sábados, e o que se viu foi um aumento de público de 30% em relação aos demais dias. E, nesta edição, fica aberta uma hora a mais no sábado, até as 20 horas.

Mesmo com o mercado em crise, o livro é um item muito querido e desejado. “As pessoas podem até deixar de ler ou de comprar, mas vão dizer que o livro é sempre uma boa opção”, ressalta Tenan. Esse encanto pelo livro transparece ainda no aumento significativo da Festa do Livro da USP, que começou com apenas dois dias e 30 editoras, em 200 metros quadrados, e atualmente ocorre em quatro dias, com mais de 200 editoras em 4 mil metros quadrados. Tenan informa que as mudanças foram aceleradas com a mudança de local da Festa para o endereço atual, dando mais autonomia ao evento. O resultado foi o aumento de espaço, que pode ser mensurado no número de editoras participantes – em 2017 foram 170 e hoje chega a 260 expositores. “Não conseguimos crescer mais, a tenda está no limite das ruas”, informa Tenan.

A Festa do Livro da USP é um evento tradicional promovido pela Editora da USP (Edusp) – Foto Marcos Santos/USP Imagens

Além da própria Edusp, que comparece com 700 títulos de seu catálogo, as principais editoras brasileiras participam da Festa, como Companhia das Letras, Annablume, Boitempo, Globo, Record, Manole, Martins Fontes e Senac, entre tantas outras. Há algumas novidades entre os expositores, como a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que representa várias editoras universitárias do País e participa pela primeira vez da Festa do Livro da USP. Tenan ainda cita outras três editoras que estreiam nesta edição: Demônio Negro, Saraiva Educação e Antrofágica. As editoras estarão distribuídas em três áreas – verde, azul e laranja -, e do lado de fora os food trucks vão garantir a alimentação de quem quer passar um tempinho entre os livros.

“Infelizmente, algumas editoras ficaram de fora”, lamenta Tenan. “Primeiro, tentamos manter o máximo de editoras participantes do ano anterior, inclusive no mesmo espaço, e também dar espaço para pequenas editoras. Mas, acima de tudo, pensamos no público da Universidade, estudantes, professores e pesquisadores, trazendo editoras com um perfil acadêmico, mas sem deixar de lado outras produções”, reitera. A Festa do Livro da USP, como diz Tenan, é uma oportunidade tanto para as editoras, que podem divulgar livros menos vendidos, como para o público, que pode encontrar novos títulos.

Visitantes são vistos saindo da Festa do Livro da USP com sacolas cheias de livros, e até carrinhos – Foto Marcos Santos/USP Imagens

21ª Festa do Livro da USP acontece desta quarta-feira, dia 27, até sábado, dia 30, das 9 às 21 horas (de quarta a sexta-feira) e das 9 às 20 horas (no sábado), na Avenida Professor Mello Moraes, travessa C, Cidade Universitária, em São Paulo. Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no Facebook. A  lista completa das editoras pode ser consultada neste link

Informações do Jornal da USP.