Novo ciclo do LabEE na Habits Incubadora-Escola

O programa Laboratório Empreendedorismo-Escola – LabEE teve início dentro da Habits Incubadora-Escola, sediada no campus Leste da capital (USP Leste) em 2015, por iniciativa de um grupo de alunos, com o objetivo de viabilizar o processo de pré-incubação que possibilita o desenvolvimento de ideias em negócios viáveis.

O LabEE é a mais antiga formação empreendedora da Habits, que já formou mais de 60 empreendedores com negócios de diferentes áreas do mercado. Trata-se de um curso de empreendedorismo tecnológico e social para o desenvolvimento de ideias alinhadas com a Agenda 2030 da ONU. Em outras palavras, é a possibilidade de criar um produto que atenda às necessidades reais da população e solucione problemas que impactam a vida das pessoas.

Foto da última turma do LabEE na etapa de apresentação que aconteceu na Arena Santander

Essa formação é indicada para qualquer interessado, de dentro ou de fora da USP, que tem intenção de empreender e queira transformar uma ideia em negócio. Os empreendedores podem trazer sua ideia ou optar por participar de algum grupo, que será definido no início da formação. A metodologia adotada no programa LabEE é totalmente ‘mão na massa’, sendo baseada em teorias de negócios, de impacto social e de criatividade, usando referências como Design Centrado em Humanos, da Universidade Stanford; Startup Enxuta, de Steve Blank, Movimento Maker e Teoria Linear de Mudança.

O diagrama abaixo ilustra o processo da formação, que prevê que os participantes (1) se aproximam a partir de uma ideia; (2) trabalham a desconstrução da mesma para chegar no principal problema que desejam resolver (Design Thinking); (3) aprendem diversas ferramentas para conhecer o cliente que utilizará a solução (Human Centered Design, entrevistas, pesquisa, mapa de empatia, etc.); (4) mapeiam as hipóteses (matriz de priorização de hipóteses); (5) concretizam o protótipo em um modelo de negócio (Canvas Business Model); e (6) encerram com a etapa de apresentação do protótipo que foi desenvolvido (técnicas de apresentação, storytelling e pitch).

Com início no dia 24 de outubro, o programa prevê encontros presenciais, duas vezes na semana (quartas e sábados) na Habits Incubadora-Escola e tem duração prevista é até dezembro de 2018.

O programa é gratuito e as inscrições ficam abertas até o dia 19 de outubro pelo formulário ou pelo site da Habits Incubadora-Escola. Os interessados devem pagar uma taxa única de inscrição (R$50,00) e todos passarão por um processo de seleção que se destina a verificar quais mais se adequam à proposta do programa. Pedidos de isenção serão avaliados.

Para se inscrever, cada participante deve pagar uma taxa de inscrição (R$50,00) e passará por um processo de seleção e, caso se encaixem na proposta do programa, terão uma vaga para seu desenvolvimento. O edital do processo pode ser acessado pelo site da formação.