MESTRADO E DOUTORADO EM SUSTENTABILIDADE NA USP: DESAFIOS, DILEMAS E PERSPECTIVAS

A sustentabilidade emerge nas últimas décadas como um novo paradigma civilizatório, uma temática necessariamente interdisciplinar, que articula aspirações sociais, ambientais e econômicas da humanidade. O equacionamento destas aspirações não é trivial e muito menos harmonioso, passando a ser objeto de estudo dos mais diversos campos da ciência, desde as naturais, como biologia, física e química até as ciências sociais, como a sociologia, geografia, história e economia. Este gradiente passa ainda pelas engenharias, gestão e ciências da saúde. Desta forma, a complexidade do fenômeno demanda um olhar integrador das áreas científicas envolvidas, fundando um campo da ciência da sustentabilidade. Neste sentido desde 2013 a USP tem em seu campus Leste na capital de São Paulo o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, e avança na produção de conhecimento, tecnologia, inovação e governança para sustentabilidade. Esta palestra discutirá os desafios, dilemas e perspectivas para os interessados em iniciar na pós-graduação no campo da sustentabilidade.

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Toshiro Igari

É docente, pesquisador, orientador e vice-coordenador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPGS – EACH-USP). Atua também como docente no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da EACH-USP, nas áreas de Administração e Finanças aplicadas à Gestão Ambiental e de Economia Ecológica. Possui doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), com estágio de doutorado sanduíche concluído na Universidad de Alicante (Espanha). Simultaneamente ao período de doutorado sanduíche, cursou e obteve o mestrado europeu em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Alicante em 2012. Titulou-se como bacharel em Ciências Biológicas pelo IB-USP em 2005, e como bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1995.

Data: 13 de novembro de 2018

Horário: 16h às 18h

Local: Arena Santander USP – Avenida Luciano Gualberto, 730 (Praça dos Bancos – Cidade Universitária).

Evento Gratuito, inscreva-se.