Inovação tecnológica ganha impulso na região de Ribeirão Preto

Antonio Adilton Oliveira Carneiro comenta que a união de esforços entre governo, universidade, indústria e comércio contribuiu para o avanço

O cenário da inovação tecnológica em Ribeirão Preto e região tem mudado substancialmente nos últimos cinco anos e para melhor. Isso se deve à união de esforços de agentes importantes, como governo, academia, indústria e comércio. Outro aspecto que favorece são as políticas públicas de estímulo que estão sendo adotadas no âmbito dos governos federal e estadual.

Arte sobre foto Pixabay – CC

A análise é do presidente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, Antonio Adilton Oliveira Carneiro, que também é professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Ele cita, como exemplo, que há cinco anos o Supera nasceu com 15 startups incubadas e hoje hospeda 81. Para ele, antes os pesquisadores da academia se limitavam a publicar papers e hoje buscam transformar em empresas de inovação as pesquisas desenvolvidas.

Outro aspecto que reforça o bom momento atual de inovação da cidade e região, segundo o professor, é que o governo do Estado reconheceu três polos de desenvolvimento tecnológico, os arranjos produtivos locais, que são na área da saúde, de software e da cerveja.

O que falta para comprovar efetivamente o crescimento da inovação tecnológica é o impacto econômico que provoca na cidade e na região. Esse levantamento está sendo feito pelo Supera, segundo o professor. Ouça a entrevista completa no link acima.

Por Ferraz Jr – Jornal da USP

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...