Evento traz ideias da Suiça para o Empreendedorismo nas faculdades brasileiras

Evento vai apresentar experiências de integração entre pesquisa acadêmica e setores produtivos na Suíça e refletir sobre como fomentar o empreendedorismo nas universidades brasileiras

A Suíça é um país pequeno geograficamente, tem uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes e conta com escassos recursos naturais. Apesar destes fatores, a Suíça desenvolveu um ecossistema onde os setores produtivos se comunicam de maneira fluida, articulando projetos em cooperação com o setor público, privado, empreendedores e pesquisadores universitários. Esse é o caso de Marina de Queiroz Tavares, engenheira elétrica e professora da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), onde utiliza o método PBL (Problem Based Learning). Através do PBL, os estudantes são apresentados a problemas concretos enfrentados pela indústria e que, em longo prazo, permitem que aprendam a partir da integração da pesquisa no processo produtivo. Nesse sentido, a Suíça tem muitas experiências a compartilhar com o Brasil.

Como fomentar ainda mais o empreendedorismo dentro das faculdades brasileiras? Como aproximar as empresas do grande centro de conhecimento representado pelo setor acadêmico? Este evento promovido pela swissnex Brazil, no dia 28 de junho de 2018 às 19h, pretende discutir estes desafios. Além de Marina de Queiroz Tavares, comporão o painel, Naira Bonifácio (Agência de Inovação da USP) e Jussara Pimenta (IFSP), apresentando diferentes perspectivas sobre o tema.

O evento “Empreendedorismo nas faculdades brasileiras: algumas ideias da Suíça“acontecerá no dia 28 de junho de 2018 às 19h na Arena Santander e as inscrições podem ser feitas através do link

Além do painel de empreendedorismo, uma oportunidade internacional será apresentada aos pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado Brasileiros: o programa Academia-Industry Training 2018 (AIT). O AIT é um reconhecido programa internacional que conecta pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil com a indústria para levar ao mercado suas pesquisas de alto nível. O programa é uma iniciativa no escopo do Plano de Ação para Cooperação Científica entre os países e consiste em treinamentos e atividades presenciais no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) e na Suíça.