Workshop Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas – Bauru

Workshop básico/intermediário, com 12 horas de duração, promovido pela Axonal conjuntamente com diversas organizações do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Tem como objetivo capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. O primeiro dia será reservado para revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégica de redação e de tramitação. No segundo dia, serão realizadas atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação. Também serão realizadas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes.

Público Alvo:
Pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes.

Ministrante:
Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Cocriador da Rede Mentores do Brasil.

Inscrições

Mais informações

Atores do ecossistema de inovação se unem para disseminar conhecimentos sobre redação de patentes

Em uma iniciativa inédita, mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação apoiarão a realização de oficinas gratuitas sobre redação de patentes em todo o país. No total serão 75 edições, cobrindo todas as 27 unidades federativas do Brasil, ao longo de 2019.
Sob o título “Workshop Redação de Patentes, Além dos Guias”, cada edição terá dois dias de duração. O programa conterá uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, passará pela revisão de guias e diretrizes e terminará com atividades “mão na massa” envolvendo busca, interpretação e redação de patentes. Complementarmente serão realizadas oficinas práticas de busca de informações e mapeamento de tecnologias, com base em dados publicados em patentes e outras fontes.
O público alvo é de pesquisadores, inventores, empreendedores e, principalmente, professores e profissionais dedicados ao compartilhamento de conhecimentos. Não por acaso, as sedes foram definidas preferencialmente em universidades e institutos
de pesquisa.
As inscrições são gratuitas, limitadas ao número de vagas, e podem ser feitas no site: www.axonal.com.br/capacitacao.
O projeto está sendo coordenado por Henry Suzuki – inventor, empresário e especialista em patentes, quem também será o ministrante. Segundo ele, a ideia da realização das oficinas em escala nacional teve origem na constatação que embora estejamos na era do conhecimento, ainda são poucos os brasileiros que sabem como proteger suas criações e como utilizar informações de patentes de terceiros.
Declarações de membros de algumas das organizações correalizadoras ilustram a importância e o espírito que norteou o projeto:

“Atualmente, além de publicar artigos em periódicos científicos, os pesquisadores precisam criar condições para que o conhecimento gerado nas pesquisas chegue à sociedade de outras formas. Essa nova ordem da ciência mundial requer uma alteração cultural dentro das universidades e uma capacitação de docentes e pesquisadores. Assim, as oficinas que serão oferecidas nesse projeto terão papel fundamental nesse processo com a capacitação de docentes e alunos para trabalharem com o conceito de propriedade industrial e de inovação.” 
Prof. Dr. Wagner Cotroni Valenti – Diretor da Agência Unesp de Inovação

“A Universidade de São Paulo é a universidade com a maior produção de pesquisa e desenvolvimento da América Latina. Ao mesmo tempo, avança na transferência desse conhecimento à sociedade, na forma de Inovação. A consolidação dessa mentalidade passa, necessariamente, pela capacitação nos processos relacionados à produção intelectual que ela gera. Assim, a Agência USP de Inovação tem buscado parcerias em projetos de alta qualidade, como este, para cumprir esse objetivo.”
Prof. Dr. Antonio Carlos Marques – Coordenador da Agência USP de Inovação

“A comunidade acadêmica é um ator importante do ecossistema de inovação. E esta união, por meio desta série nacional de oficinas, reforça um canal de sintonia com a sociedade brasileira: O desenvolvimento de tecnologias. Este workshop é importante pois além de permitir os primeiros passos na redação de patentes, mostra as possibilidades que a literatura existente oferece para o mapeamento de segmentos tecnológicos.”
Prof. Dr. Lucio Strazzabosco Dorneles – Coordenador de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM

“Sou um inventor que já perdeu invenções por não saber como protegê-las. Hoje, ajudo outras pessoas a não passarem pelo que passei. Acredito que o trabalho em rede e o compartilhamento de conhecimentos sobre propriedade intelectual e sobre o uso de informações contidas em patentes possa ajudar a mudar a cara do nosso país.”
Henry Suzuki – Inventor e Empresário, Coordenador do Projeto

Mais informações:
Programa detalhado, calendário e formulários de inscrições:
www.axonal.com.br/capacitacao

VOCÊ PODE GOSTAR ...