Segundo dia do 6º encontro do Projeto LISTO

(imagem: Mariana Arrudas)

(imagem: Mariana Arrudas)

O segundo dia de encontros do Projeto LISTO, em São Paulo, ocorreu na Escola Politécnica da USP (Poli), na sala da Samsung, a Ocean. O evento também durou o dia inteiro, e contou com palestras e workshops.

Foram tratados os resultados dos pilotos, apresentados no dia anterior. Num primeiro momento, a pesquisa de percepção e avaliação feita com os alunos e também com os professores foi exposta. Após isso, houve os workshops de disseminação dos workpackages.

A agência USP de Inovação conversou com André Fleury, Professor Doutor da USP, atualmente professor do curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli), sobre o Projeto LISTO. André Fleury está envolvido no Package 2, que aborda sobre a questão global forecast, em que foi criado um novo método para  prospecção de oportunidades globais, coordenado pelo Professor.

Professor André explica sobre o projeto LISTO. (imagem: Instituto de Estudos Avançados da USP)

“Trabalho com empreendedorismo aqui na USP desde que me formei, em 1995. Desde então, minha trajetória é muito ligada a isso. Quando eu tive a oportunidade de trabalhar na Agência USP de Inovação, já tínhamos conseguido resolver muito da questão do multidisciplinar no ensino de empreendedorismo, mas ainda faltava dar um passo para a internacionalização. Então o LISTO foi sensacional, porque ele trouxe esse passo que precisávamos, começamos a enxergar o mundo e não só o Brasil. Estamos conectados em uma rede de universidades que mistura América do Sul e também a Europa, e agora começamos a entender o que é empreendedorismo no contexto internacional”

 

Fleury também falou sobre a importância da Educação Empreendedora no atual contexto do país: “no Brasil, educação empreendedora no nosso entendimento é central. Ela não é mais algo ligado à administração ou engenharia, mas estamos começando a entender ela como uma soft skill, ou seja, uma competência básica que deve ser trabalhada por todos os cursos. E poder conectar com os nossos parceiros latino americanos é sensacional para podermos ter algum tipo de aprimoramento na nossa sociedade, acreditamos que o empreendedorismo é uma saída para pôr o país nos trilhos novamente, isso a médio e longo prazo”.

 

(imagem: Mariana Arrudas)

 

Por Mariana Arrudas

VOCÊ PODE GOSTAR ...