BIN@™: uma rede para inovação sustentável

A rede BIN@ (Business and Innovation Network) foi criada em 2010, uma iniciativa conjunta entre a Universidade do Porto, Universidade de Sheffield e a Universidade de São Paulo. É um evento anual que junta representantes de universidades e indústria para compartilhar práticas e oportunidades de inovação.

Em 2019, foi realizada sua décima edição, no Brasil, em Ribeirão Preto. Organizada pelo SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia e a Agência USP de Inovação.

Edições anteriores do BIN@
(imagem: divulgação)

O tema central do BIN@Brazil foi Circularidade e Sustentabilidade, que está encaixado nos princípios da rede e também ligada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os quais servem de norte para os encontros realizados.

O encontro contou com sessões temáticas, debates relacionados à sustentabilidade e reuniões b2b. Também houveram apresentações de tecnologias, startups e competição de planos de negócio na área das tecnologias para a Saúde. 

Pedro Coelho, Universidade do Porto
(imagem: divulgação)

Durante três dias, mais de 300 pessoas se reuniram para discutir o tema central e buscar soluções para divulgar a inovação de modo sustentável. “O evento BIN@Brazil foi muito bem organizado pelas equipes do SUPERA Parque e da AUSPIN. O evento foi muito bem participado e o programa foi brilhantemente estruturado de maneira a proporcionar uma abordagem adequada à temática da circularidade e sustentabilidade, nos vetores da saúde, biotecnologia, agricultura e afins” disse Pedro Coelho, da Universidade do Porto.

Pedro também ressalta que aconteceram palestras de muita qualidade, tanto em conteúdo quanto nas competências dos oradores “Destacaria na área da agricultura a apresentação do José Rossato Júnior, Presidente da COPLANA Cooperativa Agroindustrial, na área da biotecnologia a apresentação do João Transmontano, CEO da Entogenex Europe, Portugal e na área da Saúde a apresentação do Newton de Faria, professor da Cornell University” completa.

Um fruto do BIN@Brazil foram as parcerias entre universidades e indústria. Pedro ressalta que elas surgem naturalmente, e que algumas já aconteceram “Destaco, as oportunidades de softlanding que algumas startups pretendem explorar em Portugal e na Polônia, as parcerias que se começaram a definir entre empresas com atividades complementares, os convites para visitas institucionais a realizar num futuro próximo e algumas ideias a explorar relativamente a colaboração em projetos de P&D”. 

“Há inúmeras interações entre universidades resultantes das atividades da rede BIN@, como a realização de missões para a aproximação das comunidades científicas, a promoção de projetos colaborativos de P&D, a colaboração ao nível de pós-graduações, a realização de estágios curriculares, a realização de mobilidades científicas, entre outras. Destaco o apoio que a Universidade do Porto deu à Universidade Técnica da Silésia (SUT) na avaliação dos indicadores de desempenho em Pesquisa e Inovação da SUT, que resultou na obtenção pela SUT da classificação de “universidade de investigação”, atribuída pelo Governo Polaco” complementou Pedro sobre as parcerias que o BIN@ proporciona. 

A última edição pode ser considerada um sucesso. Nas palavras de Pedro “Foram 3 dias de intensa atividade que resultaram num evento memorável da Business & Innovation Network”. 

VOCÊ PODE GOSTAR ...