DEV Tecnologia traz R&D Process Outsourcing ao mercado de IoT e Indústria 4.0

Modalidade de Outsourcing facilita a entrada de empresas no setor de IoT de Indústria 4.0

O uso da Internet das Coisas (IoT) voltado para a Indústria 4.0 está avançando cada de vez mais no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o mercado total de IoT no País deve chegar a US$ 8 bilhões. A DEV Tecnologia, startup da Incubadora USP/IPEN-Cietec, contribui para esse crescimento e traz ao mercado brasileiro o R&D Process Outsourcing para serviço de terceirização de processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)para empresas que querem lançar soluções próprias de IoT e Indústria 4.0.

O serviço

O modelo possibilita o desenvolvimento customizado de soluções de IoT, ou seja, construir dispositivos conectados e softwares de acordo com a aplicação desejada para composição do portfólio da empresa. Com isso, é possível que o cliente ofereça uma inovação exclusiva no seu mercado. Além disso, o serviço facilita a entrada de empresas no mercado de indústria 4.0, já que a startup oferece laboratório de IoT de nível internacional, além de linha de prototipagem in-house. Dessa forma, é possível ter inovações, sem o custo e tempo para criar toda a equipe e infraestrutura necessária.

Sílvia Takey, Sócia Diretora Executiva da DEV, explica que o serviço oferece o processo completo para ingressar no setor de IoT, desde a estratégia do produto e sua prototipagem ao desenvolvimento comercial para produção em escala. “Agora, a empresa não compra apenas um produto, mas sim, um serviço especializado de pesquisa e desenvolvimento para posicionar a empresa como inovadora, lançando um produto exclusivo, de propriedade intelectual dela. Tudo de forma terceirizada e turn key”, afirma a especialista.


Os produtos

Além da prestação de serviços de P&D para empresas que querem ter seu próprio produto de IoT, a DEV também atua com produtos próprios, como o DEV Beacon e o DEV Track.

  •        DEV Beacon – solução de microlocalização e monitoramento de ativos online que comunica com aplicativos de celular ou plataformas na internet, informando ID, proximidade e status em tempo real para aplicações como marketing de proximidade, entre outras.

  •        DEV Track – solução de bluetooth que cria uma arquitetura para um sistema de rastreamento indoor, ou seja, mapeia ambientes fechados. Com ele, é possível acompanhar o paciente dentro do processo de um hospital e saber se ele está na triagem, no consultório ou na medicação, por exemplo.

Para Sérgio Risola, diretor-executivo do Cietec, a entidade está colaborando para atender à crescente demanda por soluções para o setor de Indústria 4.0. “Apesar de o setor estar crescendo, ainda há muito muito trabalho a ser feito até sua a consolidação no País e o Cietec está organizando esforços para beneficiar esse ecossistema”, afirma Risola.

Sobre o Cietec

O Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.