Cietec apresenta proposta do Hub de Ciências da Vida

No última quinta-feira (8/9) o Cietec apresentou, em um encontro realizado no auditório do Hospital Universitário da USP (HU), a proposta do Hub de Ciências da Vida, visando estruturar as possibilidades de atuação de cada membro da aliança estratégica formada por Institutos públicos de Ciência, Tecnologia do Estado de São Paulo, startups e indústrias para a criação do Hub.

A proposta foi apresentada para médicos, professores, pesquisadores, profissionais de saúde e demais colaboradores do HU, apresentando um grande potencial na visão de José Pinhata Otoch, Superintendente do HU: “Fazer parte dessa iniciativa para nós é fundamental pois muda nossa inserção na universidade. Temos uma possibilidade de alterar o futuro do hospital, revertendo isso no bem-estar da população.” ressaltou.

Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani em apresentação do Cietec no Hospital Universitário da USP. Fonte: Cietec

Após isso, o médico e professor Oscar Fugita, do Núcleo de Inovação e Sustentabilidade do HU, anunciou a criação de grupos de trabalho com foco no Hub de Ciências da Vida, a fim de atuar na aproximação entre pesquisadores e investidores, na mentoria de startups e na formação de grupos para a solução de problemas reais. A estrutura abrange cinco eixos:  

  • Prevenção e novas tecnologias; 
  • Cuidado integral;  
  • Rede e automação de serviços; 
  • Compartilhamento de informações de saúde ;
  • Personalização de cuidado.

A apresentação também contou com a presença da diretora-presidente do Cietec Paula Lima, que frisou a importância do Campus do Butantã para o Hub e para a colaboração entre instituições públicas, empresas e academia. 

O Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani, coordenador da Agência USP de Inovação, ressaltou a importância do estímulo à inovação dentro da Universidade de São Paulo  “Hoje na USP vemos um salto bastante distinto, com destaque para a criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Ainda no âmbito interno, vemos a transformação da incubadora USP/Ipen, com a chegada de uma nova equipe e uma nova proposta de trabalho. Isso tudo culmina com o nascimento do Hub de Ciências da Vida”, disse Catalani.

Também estiveram presentes Raul Gonzalez Lima, pró-reitor adjunto de Inovação; Wilson Calvo e superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), falando sobre a importância de um projeto como o Hub de Ciências da Vida.

 

O HUB DE CIÊNCIAS DA VIDA

O Hub de Ciências da Vida será um ambiente de referência internacional para fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas e radicais em uma área estratégica para o futuro sustentável do Brasil com previsão de início de atividades para 2023.  O diferencial do projeto é a conexão entre Institutos públicos de Ciência, Tecnologia (ICTs) do Estado de São Paulo, startups e indústrias com o propósito de solucionar grandes desafios da sociedade e do mercado, por meio do suporte às empresas iniciantes intensivas em tecnologias — as chamadas deeptechs.

Saiba mais sobre esse projeto no site do Cietec.

VOCÊ PODE GOSTAR ...