Chega ao Final a 3ª. Edição do Curso de Tecnologia Web/Dev na Habits Incubadora-Escola

Participantes da turma 2 (noite) do WebDev (Divulgação)

A Habits Incubadora-Escola, sediada na USP campus Capital Leste,  está finalizando a terceira edição do curso de resolução de problemas com tecnologia, o Web/Dev. O foco é o ensino de tecnologias web para construção de plataformas que resolvam problemas reais da sociedade, em especial os da zona leste de São Paulo. Em uma série de encontros práticos, o curso ensina programação web a interessados sem exigir experiência prévia. .

Novas tecnologias surgem a todo momento, e, por vezes, entende-se que é necessária uma grande base de conhecimento para criar soluções. No entanto, a equipe da Habits Incubadora-Escola capacita o aluno para o conhecimento necessário, independente de idade, curso ou condição socioeconômica.

Participantes da turma 1 (tarde) do WebDev (Divulgação)

A formação Web/Dev começou como uma iniciativa de alunos do curso de Sistemas de Informação (SI) da EACH-USP. Nesta última edição bateu recordes de diversidade entre os participantes. A figura abaixo ilustra a heterogeneidade dos participantes desta edição, que conta com 40 participantes, de 9 cursos diferentes da USP e mais de 20% de alunos incluídos de fora da universidade.

Participantes na 3. Edição do Web/Dev (Divulgação)

Atualmente quem lidera a formação dentro da incubadora é o aluno de SI João Guilherme da Costa Seike, que também recebe uma bolsa PUB para desenvolver o projeto:

João Guilherme da Costa Seike,
líder da formação WebDev

“Conheci o WebDev após minha entrada na incubadora Habits. Logo de cara notei que havia algo de especial sobre aquele projeto, ver pessoas de diferentes realidades e interesses se reunindo toda semana (inclusive aos sábados) para aprender sobre desenvolvimento web e trabalhar em projetos pessoais é algo que ilustra perfeitamente uma crença minha e do time Habits como um todo: conhecimento tecnológico é uma ferramenta que não deve ser monopolizada por pessoas da área, e sim difundida entre toda a população como meio para resoluções de problemas.

No início do curso os integrantes são divididos em grupos para desenvolver um protótipo de uma plataforma web (basicamente um site que trabalhe com dados de forma inteligente) para resolver um problema real da sociedade. O problema pode vir dos alunos ou da comunidade da incubadora.A primeira opção é incentivada no curso, pois contribui na motivação dos participantes para o desenvolvimento das soluções.

Jéssica Osko, do Minas Programam, facilitando um dos primeiros encontros do WebDev (Divulgação)

Embora haja necessidade de meios eletrônicos para o desenvolvimento das aplicações, a Habits Incubadora-Escola oferece também alguns microcomputadores e os demais itens necessários relacionados a software. Com isso, os encontros são facilitados por profissionais do mercado com larga experiência em assuntos específicos, como design, programação e empreendedorismo. Os participantes recebem conhecimento teórico e praticam de forma simultânea, recebendo todo o apoio dos bolsistas e mentores da Habits Incubadora-Escola.

Alguns facilitadores que já marcaram presença nesta edição (da esquerda para a direita): Carla Vieira (Amazon), Bernardo Chagas (Habits), Pedro Gonçalves (Sílabe), Lucas J. Silva (Pagar.me), Jéssica Osko (colaboradora da iniciativa Minas Programam), Hugo Bechtold Curi (IBM), Lucas Pereira Castelo Branco (Loggi).

O programa tem a duração de 9 semanas, com aulas às quartas-feiras e aos sábados. Com suporte total e a opção de participar sem nenhum conhecimento prévio a Habits Incubadora-Escola oferece cada vez mais oportunidades e com mais qualidade.

No próximo dia 15/12 haverá a apresentação dos trabalhos desenvolvidos neste terceiro ciclo do Web/Dev em um grande evento de encerramento – O Dia de Demonstração. Interessados em conhecer mais sobre esse Programa ou sobre os resultados obtidos podem se inscrever aqui: http://bit.ly/HabitsDiaD.