Centros de PD&I

CEPIDs – CENTROS DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DIFUSÃO 

Os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) têm por missão desenvolver investigação fundamental ou aplicada, focada em temas específicos; contribuir para a inovação por meio de transferência de tecnologia; e oferecer atividades de extensão voltadas para o ensino fundamental e médio e para o público em geral.

O programa foi iniciado pela FAPESP em 2000, com suporte a 11 Centros de pesquisa entre 2001 e 2013. Em 2011, foi anunciada uma segunda chamada de propostas, que deu origem aos 17 CEPIDs atualmente apoiados.

Os temas de pesquisa dos Centros incluem: alimentos e nutrição; vidros e cerâmica; materiais funcionais; neurociência e neurotecnologia; doenças inflamatórias; biodiversidade e descoberta de novas drogas; toxinas, resposta imune e sinalização celular; neuromatemática; ciências matemáticas aplicadas à indústria; obesidade e doenças associadas; terapia celular; estudos metropolitanos; genoma humano e células-tronco; engenharia computacional; processos oxidantes e antioxidantes em biomedicina; violência; e óptica, biofotônica e física atômica e molecular.


fonte: http://cepid.fapesp.br/materia/60/

EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

UNIDADES EMBRAPII / USP

  • ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”;
  • IFSC – Instituto de Física de São Carlos;
  • POLI – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;
  • TECNOGREEN POLI – resultado da união de pesquisadores da Escola Politécnica da USP nas áreas de Engenharia Química, Minas, Petróleo, Metalurgia, Materiais e Civil.