Bolsa 2020

Edital 1287/2020 – Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – Modalidade Empreendedorismo

A Agência USP de Inovação anuncia a abertura do Edital 1287/2020 de seleção do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP, na modalidade Empreendedorismo, conforme Portaria GR 6640 de 13/03/15.

Tabela I – Resumo

Nº de Auxílios concedidos Até se completar o montante de R$ 1.160.000,00 (Um milhão e cento e sessenta mil reais)
Organização de destino Instituições de ensino, Institutos de pesquisa, Empresas de base tecnológica, Organizações Governamentais ou não, Entidades que atuem com inovação e empreendedorismo.
Período para a realização do intercâmbio De 01 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021 (períodos de 60 a 180 dias, sem possibilidade de prorrogação do auxílio).
Período de Inscrição 13 de março a 28 de maio de 2020, pelo Sistema Mundus.
Modalidade das Bolsas Bolsa tipo A: voltadas para projetos de desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo, em geral.

 

Bolsa tipo B: serão destinadas até 08 (oito) bolsas para  alunos(as) que integram entidades estudantis voltadas a inovação e empreendedorismo com proposito desenvolver projetos que promovam a melhoria de práticas associadas ao desenvolvimento da inovação e empreendedorismo na USP

 

Tabela II – Bolsas

 Período de Intercâmbio Valor do benefício para intercâmbio na América do Sul Valor do benefício para intercâmbio nas demais regiões
De 90 a 120 dias R$ 11.000,00 R$ 25.000,00
De 121 a 180 dias R$ 15.000,00 R$ 32.000,00

 

 1. DAS ETAPAS DO PROCESSO

 

  • Inscrições online via Sistema Mundus;
  • Seleção dos Projetos (vide item 5);
  • Entrega da documentação final pelos candidatos selecionados neste processo seletivo e assinatura do Termo de Outorga (vide item 7);
  • Pagamento da Bolsa (vide item 8);
  • Prestação de Contas (vide item 10);
  • Análise da Prestação de Contas (vide item 11).

 

2. DOS REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO

 

Para participação, o(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos cumulativos:

  • Ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) com visto de permanência no Brasil;
  • Ter concluído, cumulativamente, ao menos 2 (dois) semestres e, pelo menos, 20% (vinte por cento) do total dos créditos do seu curso (vínculo) atual;
  • Estar regularmente matriculado(a) e não ter dependências em disciplinas obrigatórias do seu curso atual no momento da inscrição (são consideradas dependências as disciplinas conceituadas como RN, RA e RF que não tenham sido novamente cursadas com conceito final de aprovação até o momento da inscrição);
  • Acompanhar o andamento do presente processo seletivo a fim de tomar conhecimento do resultado e de demais providências;
  • Possuir o aceite da Organização de destino;
  • Não ter sido beneficiado(a) anteriormente por bolsas de Programas de Mobilidade Internacional (Bolsa Santander, Bolsas de Mérito Acadêmico, Ciência Sem Fronteiras e AUGM – Associación de Universidades Grupo Montevideo etc.);
  • Comprovante de que é membro de entidade estudantil que atua com inovação e empreendedorismo na USP (exclusivamente para aqueles que se inscreverem para bolsa tipo B).

 

3. DAS INSCRIÇÕES

 

3.1. A inscrição do(a) candidato(a) implicará no conhecimento e na aceitação integral das normas e condições estabelecidas neste Edital.

3.2. As inscrições deverão ser realizadas de 13 de março de 2020 até às 23h59 de 28 de maio de 2020, exclusivamente via Internet, por meio do Sistema Mundus, https://uspdigital.usp.br/mundus/.

Acesso Público – Editais – Alunos de Graduação – Edital 1287/2020.

  1. O candidato(a) deverá realizar a inscrição anexando os documentos listados abaixo em formato pdf:
  • Carta de aceite ou E-mail de aceite da Organização estrangeira ou Carta de indicação pela Unidade USP (Quando o(a) aluno(a) passa pelo processo seletivo/Edital da unidade com base em um convênio, mas ainda não possui a carta de aceite). É de responsabilidade do(a) aluno(a) a obtenção da carta de aceite;

* Em caso de Instituições de Ensino, o(a) aluno(a) deverá verificar a existência de convênios e Editais de cada Unidade, e atender as regras neles contidas.

Não havendo convênio, o contato do(a) aluno(a) poderá ser diretamente com a organização de destino.

  • Plano de Atividades conforme modelo no site da Agência USP de Inovação, www.inovacao.usp.br e no Sistema Mundus, para realização de projeto:

– Avalizado por docente USP;

– Com a ciência e concordância da Comissão de Graduação da Unidade, conforme Resolução CoGnº4605;

– Obrigatoriamente ter um(a) orientador(a)/supervisor(a) na organização de destino;

– Em português e inglês, independentemente da localidade da organização de destino.

 

  • Comprovante de proficiência do idioma estrangeiro, se requerido pela organização de destino;

3.3. As informações prestadas quando da inscrição online devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), que fica ciente de que qualquer informação falsa, omissão ou erro implicará sua exclusão do processo seletivo, a qualquer momento.

3.4. Não serão aceitas quaisquer alterações, edições e/ou acréscimos no(s) documento(s) depois de colhida(s) a(s) assinatura(s).

3.5. O descumprimento das instruções para a inscrição via internet implicará sua não efetivação e exclusão do(a) candidato(a) do processo seletivo.

3.6. A Agência USP de Inovação não se responsabiliza por inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.7. Inscrições incompletas, efetuadas erroneamente ou não enviadas serão invalidadas.

 

4. DA INDICAÇÃO PELA UNIDADE DE GRADUAÇÃO

 

4.1. Cada Unidade de Ensino da  Universidade de São Paulo poderá selecionar e indicar, a seu critério, um(a) candidato(a) dentre os inscritos a ser homologado(a) pela Agência USP de Inovação.

4.1.1. Da totalidade do(a)s indicado(a)s pelas Unidades, serão selecionadas pela Agência USP de Inovação até 15 (quinze) inscrições, as quais terão prioridade na classificação.

4.1.2. Ao final do período de inscrição, os planos de atividades serão encaminhados pela Agência USP de Inovação para cada unidade para que possam indicar ou não um(a) candidato(a).

4.1.3. Independentemente da indicação ou não da unidade, todas as inscrições elegíveis serão avaliadas pelos critérios apresentados no item 5.

 

5. DA SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

5.1. Serão selecionados os Projetos até atingir o montante de R$ 1.160.000,00 (Um milhão e cento e sessenta mil reais).

5.2. Todas as inscrições que atendam aos requisitos constantes no item 1 e apresentem a documentação de acordo com o item 2, serão avaliadas por especialistas do setor acadêmico e empresarial indicados pela Agência USP de Inovação e homologadas por Comissão Ad Hoc da Agência USP de Inovação, conforme critérios abaixo listados.

5.2.1 Análise do Projeto – Peso 1,2 (Documento referência: Plano de Atividades conforme Modelo disponibilizado):

  • Descrição do Projeto (neste item deverão ser observados se os objetivos estão claros, se as atividades propostas são pertinentes e se o cronograma está adequado);
  • Grau de inovação e/ou Empreendedorismo do Projeto (neste item deverá ser verificada a relevância da proposta quanto ao teor de inovação e/ou empreendedorismo);
  • Potencial de aplicação do Projeto no contexto da Universidade e/ou sociedade brasileira (empresas/organizações do terceiro setor, entidades estudantis voltadas ao empreendedorismo).

 

5.2.2. Análise da Organização no Exterior – Peso 1 (Documento referência: Apresentação da Organização no Plano de Atividades).

Neste item será verificada a relevância da organização destino, considerando a sua classificação nos Principais Rankings Mundiais de cada área, se Instituição de ensino; e a importância da realização de projetos em empresas com base tecnológica, Habitats  de Inovação e Entidades que atuem com inovação e empreendedorismo.,.

5.2.3. Análise do Perfil do Candidato – Peso 1,1 (Documento Referência: apresentação do(a) aluno(a) no Plano de Atividades).

Neste item será verificado a participação do(a) candidato(a) em atividades, cursos relacionados à inovação e/ou ao empreendedorismo, atividades de iniciação científica, bem como sua motivação para o projeto a ser realizado.

5.3. Serão considerados na classificação final:

  • Seleção de até 15 alunos(as) dentre o conjunto dos indicados pelas Unidades, conforme item 4;
  • Seleção de até 08 alunos(as) que participem de entidades estudantis e se inscreveram para as bolsas tipo B
  • Alunos(as) que priorizarem a realização do intercâmbio no período de férias entre dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021, não interrompendo período letivo.

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

6.1. As inscrições aprovadas serão divulgadas no site da Agência USP de Inovação (www.inovacao.usp.br) e no Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/) às 10h de 29 de junho de 2020 e notificadas pelo endereço eletrônico constante na inscrição. Além dos selecionados, será divulgada uma lista de espera de 3 inscrições.

6.2. O(A)s candidato(a)s aprovado(a)s deverão manifestar interesse na realização do intercâmbio no prazo de 7 (sete) dias após o recebimento da notificação por e-mail.

6.2.1. A não manifestação no prazo estabelecido acarretará na desistência no processo.

6.2.2. Após 7 (sete) dias poderão ser divulgados novo(a)s contemplado(a)s até se completar o montante estabelecido na Tabela I.

 

7. DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO E DAS CONDIÇÕES PARA USUFRUIR DO AUXÍLIO

 

7.1. Deverá ser anexada ao Sistema Mundus, (https://uspdigital.usp.br/mundus/) somente pelos candidatos selecionados:

  • Carta de aceite (somente para as inscrições que tenham sido efetuadas através de e-mail de aceitação ou carta de seleção da Unidade), no prazo máximo de 45 dias antes da data de início do intercâmbio constante na carta de aceite – para bolsistas com início até dezembro de 2020. Para bolsistas com início em 2021, prazo máximo até 20 de novembro de 2020 para a apresentação da carta de aceite e assinatura do Termo de Outorga.

7.2. Após conferência dos dados, será encaminhado um link a(o) aluno(a) que deverá imprimir o Termo de Outorga em duas vias e entregar ou enviar via Sedex ou carta registrada:

  • Termo de Outorga e Aceitação em duas vias (a ser assinado apenas pelo(a)s selecionado(a)s com a documentação completa)

 

Endereço de envio:
Agência USP de Inovação
A/C Bolsa Empreendedorismo
Av. Torres de Oliveira 76 – Jaguaré
CEP 05347-902 – São Paulo – SP

7.3. O pagamento do auxílio pela Unidade está condicionado ao upload do Termo de Outorga assinado pelas partes no Sistema Mundus, sendo que o não cumprimento poderá acarretar em eliminação no processo seletivo.

7.4. A geração do Termo de Outorga está condicionada ao cadastro da Mobilidade pelas unidades (atividade realizada no Sistema Mundus pela Seção Internacional da unidade para as atividades de intercâmbio).

7.5. Período do intercâmbio: O intercâmbio deverá ser realizado entre setembro de 2020 e agosto de 2021, por período de no mínimo 60 dias e no máximo 180 dias, não podendo aumentar a permanência já estabelecida no ato da inscrição conforme a Tabela II deste Edital.

7.5.1. Em casos excepcionais o(a) estudante poderá solicitar prorrogação do intercâmbio, sem concessão da bolsa, prevista no item 9, para o novo período solicitado.

7.6. O intercâmbio deverá ocorrer no período determinado, sem possibilidade de transferência para semestres posteriores, exceto em casos devidamente justificados e autorizados pela Agência USP de Inovação.

7.7. Em caso de desistência, uma justificativa circunstanciada e assinada pelo(a) interessado(a) deverá ser enviada para a Agência USP de Inovação.

 

8. DO PAGAMENTO

 

8.1. O pagamento será realizado pela Unidade do(a) aluno(a), creditado em moeda brasileira, em pagamento único, na conta do(a) selecionado(a) no Banco do Brasil e previamente cadastrada pela respectiva unidade USP, e deverá ocorrer no prazo máximo do quinto dia útil do mês anterior ao mês de início do intercâmbio, conforme data apresentada no Termo de Outorga. Este pagamento estará condicionado à assinatura, em duas vias, do Termo de Outorga e não existência de bolsas concomitantes. Fica a critério da Unidade do(a) candidato(a) a antecipação do pagamento, desde que atendida a entrega da documentação e os prazos pertinentes para tal.

8.1.1 Aluno(a)s com início de intercâmbio previsto para 2021 deverão apresentar carta de aceite e Termo de Outorga assinados impreterivelmente até 20 de novembro de 2020 para o recebimento do benefício.

8.1.2 O pagamento para o(a)s aluno(a)s com início de intercâmbio previsto para 2021 será realizado até o quinto dia útil de dezembro de 2020, desde que tenham apresentado Termo de Outorga assinado e estejam aptos a receber no sistema (conta corrente cadastrada e sem bolsas concomitantes).

8.2. A entrega em atraso da documentação completa resultará na retenção do valor. A eventual não entrega do documento acarretará na impossibilidade do recebimento dos valores.

8.3. A USP não permite pagamentos de 02 (duas) ou mais bolsas cujos períodos de vigência sejam concomitantes (exceto nos casos de auxílio permanência, moradia, alimentação e congêneres).

Caso o(a) aluno(a) selecionado(a) já receba uma bolsa pela USP, deverá consultar o órgão de fomento para agendamento do término do recebimento do período.

 

9. DA PRORROGAÇÃO DO INTERCÂMBIO – Sem a concessão da Bolsa

 

9.1. O(a) aluno(a) poderá solicitar a prorrogação do intercâmbio, sem concessão de bolsa, no prazo de até 60 dias antes do término do intercâmbio.

9.2. Para solicitar a prorrogação do intercâmbio, o(a) bolsista deverá providenciar:

  • Preenchimento de solicitação de prorrogação;
  • Plano de Atividades referente à prorrogação;
  • Carta de Aceite organização de destino para o novo período.

9.2.1 É de responsabilidade do(a) aluno(a) a comunicação à sua unidade de origem.

 

10. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS – Finalização de intercâmbio

 

10.1. A prestação de contas do benefício concedido pelo Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional se dará no prazo de 30 dias após o término do intercâmbio, conforme data prevista na Carta de Aceite.

 

10.2. A prestação de contas consiste na apresentação dos seguintes documentos, que deverão ser carregados no Sistema Mundus:

  • Relatório sobre as atividades realizadas no exterior, conforme modelo disponibilizado, avalizadas pelo docente USP responsável e aprovação da Unidade.
  • Declaração de Finalização de Intercâmbio, devidamente assinada e carimbada pela organização de destino, para a comprovação do período e cumprimento das atividades do projeto.

10.2.1. Para os casos de prorrogação, o(a)s bolsistas deverão apresentar os documentos exigidos no item 9.2, após o término do intercâmbio.

 

11. DA ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS E DEVOLUÇÃO PARCIAL OU TOTAL DO AUXÍLIO

 

11.1. A Prestação de Contas será analisada considerando os seguintes itens:

  • Entrega de todos os documentos (ver item 10.2) dentro do prazo estabelecido.
  • Análise de aproveitamento conforme relatório apresentado.

11.2. A devolução parcial ou integral do auxílio será cobrada do(a) aluno(a) nos seguintes casos:

  • Devolução parcial do auxílio: Caso o(a) bolsista não comprove o cumprimento do período requerido no ato da inscrição, deverá restituir aos cofres desta Universidade a diferença entre os períodos de intercâmbio da tabela II deste Edital.
  • Devolução integral do auxílio recebido:
  1. i) Na impossibilidade da realização do intercâmbio, deverá restituir aos cofres desta Universidade, no prazo máximo de 30 dias após o comunicado de desistência pelo aluno(a), ou, no máximo, 30 dias após a análise da Prestação de Contas.
  2. ii) A não apresentação da prestação de contas completa no prazo definido sem justificativa prévia aceita pela Agência USP de Inovação acarretará na obrigatoriedade de devolução do auxílio recebido aos cofres da Universidade de São Paulo.

 

12. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO

 

12.1. Processo Seletivo

 

Tabela III

13 de março de 2020 até às 23h59 de 28 de maio de 2020 Período de inscrições online no Sistema Mundus.
10h do dia 29 de junho de 2020 Divulgação das candidaturas deferidas no site www.inovacao.usp.br e no Sistema Mundus.
1ª quinzena de agosto Reunião de Orientação na Agência USP de Inovação.
45 dias antes da data de início do intercâmbio prevista na carta de aceite Upload da carta de aceite, caso não tenha sido enviada no ato da inscrição, via Sistema Mundus.
20/11/2020 Prazo final para upload da Carta de Aceite para aluno(a)s com início do intercâmbio previsto para o primeiro semestre de 2021.

 

12.2. Pagamento

 

Tabela IV

Até o 5º dia útil do mês anterior ao mês de início do intercâmbio Pagamento integral do auxílio.
Até 07/12/2020 Pagamento integral dos auxílios para aluno(a)s com início previsto para 2021, desde que tenham Termo de Outorga assinados e, consequentemente, tenham apresentado a carta de aceite da Organização.

 

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

13.1. A inexatidão de informações ou irregularidade nos documentos, verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião do recebimento do benefício, poderão acarretar no cancelamento da concessão do auxílio.

13.2. O não atendimento das condições estabelecidas no presente Edital implicará na desclassificação, a qualquer momento.

13.3. Este Edital poderá sofrer eventuais alterações, atualizações, acréscimos ou revogação, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhe disser respeito.

13.4. A comunicação direta com o candidato será feita por meio do endereço eletrônico institucional da USP: bolsainovacao@usp.br.

13.5. É de responsabilidade do(a) candidato(a) manter seu endereço (inclusive eletrônico) e telefone atualizados no Sistema Júpiter Web por intermédio da Seção de Alunos de sua unidade para viabilizar os contatos necessários.

13.6. É de responsabilidade do(a) estudante realizar todos os procedimentos para a emissão de visto de permanência no país da organização destino, bem como arcar com eventuais custos relacionados.

13.7. No que se refere ao aceite da Organização de destino, é de total responsabilidade do(a) aluno(a) o estabelecimento de contatos para este fim.

13.8. É de responsabilidade do(a) aluno(a) comunicar/regularizar junto à unidade de ensino a sua situação acadêmica, solicitar a geração da Mobilidade no exterior, bem como o eventual aproveitamento de créditos.

13.9. A Agência USP de Inovação não se responsabiliza por eventuais prejuízos ao(à) candidato(a) decorrentes de incorreção ou desatualização de endereço eletrônico, bem como por quaisquer outros problemas relacionados à sua conta pessoal de e-mail que impossibilitem a efetiva comunicação.

13.10. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), acompanhar os comunicados e demais publicações referentes a este processo seletivo por meio do site da Agência USP de Inovação www.inovacao.usp.br.

13.11. Informações não constantes no presente Edital deverão ser solicitadas exclusivamente pelo e-mail bolsainovacao@usp.br.

13.12. O processo de seleção e o recebimento do Auxílio estão sujeitos ao Código de Ética da USP, e sua violação, seja pela prestação de informação falsa ou pelo descaso do discente na sua atuação no exterior, será verificada e punida por comissão criada especificamente para este fim.


ANEXO – CHECK LIST DAS ETAPAS

 

  1. Aluno(a) se inscreve pelo Sistema Mundus, anexando:

Obrigatório:

  • Carta de aceitação da organização ou
  • Declaração de Indicação para Intercâmbio emitida pela Unidade USP devidamente assinado (se aprovado em seleção da Unidade) ou
  • E-mail de aceite
  • Plano de Atividades em Português
  • Plano de Atividades em Inglês

Facultativo (de acordo com requerimento da Organização de destino):

  • Comprovante de Proficiência
  • Comprovante que participa de entidade estudantil voltada ao empreendedorismo (somente para os alunos que optarem pela Bolsa Tipo B)
  1. Unidade do Aluno(a) encaminha para a Agência USP de Inovação através do Sistema Mundus, a indicação do(a) candidato(a).
  2. Agência USP de Inovação divulga o(a)s aluno(a)s selecionado(a)s no site www.inovacao.usp.br e no Sistema Mundus e envia e-mail de aviso.
  3. Aluno(a) aprovado(a) confirma via e-mail interesse na bolsa.
  4. Agência USP de Inovação envia e-mail com orientações.
  5. O Aluno(a) selecionado(a) solicita à Seção Internacional da Unidade o cadastro da Mobilidade.
  6. Agência USP de Inovação gera Termo de Outorga e envia link para o(a) selecionado(a).
  7. Aluno(a) encaminha vias assinadas à Agência USP de Inovação.
  8. A Agência USP de Inovação encaminha a via assinada do Termo de Outorga (à)ao aluno(a).
  9. Aluno(a) faz o upload do Termo de Outorga no Sistema Mundus.
  10. Agência USP de Inovação gera Declaração de Concessão da Bolsa para fins de visto.
  11. A Unidade do(a) aluno(a) realizará o pagamento em parcela única até o 5º dia útil do mês anterior ao do início do intercâmbio, exceto o(a)s que iniciarão em 2021, que deverão receber até o 5º dia útil de dezembro de 2020, desde que apresentem a documentação completa até 20 de novembro de 2020.
  12. Aluno(a) selecionado(a) deverá:
  • Participar da Reunião de Orientação na Agência USP de Inovação na primeira quinzena de agosto
  • Realizar as providências para a obtenção do visto
  • Adquirir o Seguro Saúde/passagem
  • Verificar junto à Seção de Graduação seu status no Sistema Júpiter e validação de créditos, se for o caso.
  1. Aluno(a) inicia o intercâmbio.
  2. Aluno(a) conclui o intercâmbio, solicita a assinatura da organização de destino da Declaração de Cumprimento do Projeto/Plano de atividades, junta ao Relatório das atividades conforme modelo da Agência USP de Inovação, anexando no Sistema Mundus e registra a prestação de contas em, no máximo, 30 dias após o término do intercâmbio.
  3. Agência USP de Inovação verificará a prestação de contas e:
  • Valida, concluindo o processo, ou
  • Invalida e solicita restituição de valor determinado aos cofres da USP

 

Documentação: