Banheiro emergencial móvel atende desabrigados por inundações

Instalação para 144 banhos diários é capaz de captar, filtrar e aquecer a água; Agência USP de Inovação intermediou pedido de patente

Um banheiro emergencial móvel para atender as pessoas atingidas por inundações é o resultado de um projeto desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Instalado em um contêiner, o equipamento capta em rios, filtra e aquece a água usada nos lavabos, vasos sanitários e chuveiros. A instalação tem capacidade para 144 banhos de dez minutos por dia e é dotada de um banheiro acessível. Por envolver uma metodologia colaborativa, com participação da população, consultores técnicos e empresas, o projeto recebeu o nome de Apis(abelha, em latim). Através da Agência USP de Inovação, foi pedida a patente do equipamento.

“Em alguns municípios, existe uma situação recorrente de inundações, que exigem atendimento emergencial após os desastres”, afirma a professora Lara Leite Barbosa de Senne, coordenadora do projeto, iniciado em 2009. O levantamento preliminar mostrou uma grande demanda na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, caracterizada por municípios com população em torno de 15 mil habitantes, baixo índice de desenvolvimento humano e poucos recursos para atendimento de emergências. “Em contato com a população de uma das cidades da região, Eldorado, verificou-se a necessidade de um banheiro que atendesse os desabrigados que ficam de sete a 15 dias alojados em escolas e igrejas”.

Leia mais…

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...