A Agência

A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. Sua criação foi formalizada através da Resolução USP no. 5175 de 18 de fevereiro de 2005.

Atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade de São Paulo, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações.

Oferece apoio aos docentes, alunos e funcionários da USP na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como, comunicar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da USP.

Por meio de incubadoras de empresas, de parques tecnológicos e de treinamentos específicos, promove o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Trabalha também na transferência de tecnologias, preocupando-se em colocá-las à disposição da sociedade.

A Agência USP de Inovação está presente em todos os campi da USP: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Eixos de ação e focos:

  • Incentivo à inovação – Propriedade intelectual
  • Transferência de tecnologia
  • Prospecção em CT & I
  • Parcerias com o setor privado e governamental
  • Promoção da internalização da pesquisa na empresa
  • Extensionismo para a competitividade
  • Suporte ao empreendedorismo
  • Comunicação e difusão da inovação em projetos estratégicos
  • Cooperação nacional e internacional para a promoção da inovação.

Missão

Promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade de São Paulo em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e do País.

Visão

Tornar a inovação e o empreendedorismo uma prática constante na Universidade de São Paulo, criando uma interface robusta entre a USP e o setor produtivo através das incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras de empresas e projetos de cooperação.

Valores

Busca de excelência em inovação e empreendedorismo através da qualidade, agilidade, responsabilidade social, compromisso e sustentabilidade.